Sintep abre diálogo com Prefeitura de Pontal do Araguaia sobre recomposição salarial


Junto com dirigentes da subsede da entidade no município, o Sintep busca abrir canais de negociação com gestores municipais sobre a pauta da educação.

Publicado: 05/09/2025 15:57 | Última modificação: 05/09/2025 15:57

Escrito por: Luiz Benitt

Luiz Benitt
Profissionais da educação de Pontal na reunião com Executivo e o presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, esteve em Pontal do Araguaia nesta sexta-feira (05/09), em reunião com o prefeito Adelcino Francisco Lopo. A agenda faz parte da maratona de visitas que o dirigente sindical cumpre na região do Araguaia, com o objetivo de abrir canais de negociação com gestores municipais sobre temas ligados à educação.

Henrique foi acompanhado pelo presidente da subsede do Sintep/BG e Pontal, Gibran Freitas, e por representantes da diretoria local. Entre os temas tratados, estiveram a valorização dos profissionais da educação, a realização de concurso público, a recomposição salarial, além da aplicação do piso da categoria e a defesa de ganho real para os trabalhadores.

Luiz Benitt
Henrique Lopes apresenta estudo orçamentário sobre orçamento da educação 

Para o presidente do Sintep-MT, a abertura desse diálogo com os gestores é um passo necessário diante do acúmulo de demandas históricas.

“A nossa prioridade é assegurar que os profissionais da educação tenham o devido reconhecimento. Valorização não se faz apenas com discurso, mas com políticas concretas, como concurso público, garantia de carreira e recomposição salarial. É isso que estamos levando aos prefeitos do Araguaia: a necessidade de respeito e investimento em quem sustenta a escola pública”, afirmou Henrique Lopes.

Luiz Benitt
Diálogo com prefeito Aldecino Lopo sinaliza avanços no cumprimento dos direitos da categoria de Pontal do Araguaia

O prefeito Adelcino Francisco Lopo destacou a importância da aproximação entre a gestão municipal e a categoria.

“Recebemos o Sintep-MT com muito respeito e disposição para ouvir. O diálogo é fundamental para que possamos encontrar soluções que atendam aos profissionais da educação e, ao mesmo tempo, respeitem a realidade orçamentária do município. O nosso compromisso é buscar caminhos que garantam avanços, dentro da legalidade e da responsabilidade fiscal”, declarou o prefeito.

A agenda do presidente do Sintep-MT na região segue nos próximos dias, com visitas a outras prefeituras do Araguaia e encontros com servidores da educação.