Semana Pedagógica é marcada com o Lançamento da Campanha Salarial 2023

Sintep/Várzea Grande entregar o informativo “Lição de Casa” e convocar para o Conselho de Representantes durante abertura do ano letivo no município.

Publicado: 06/02/2023 15:40 | Última modificação: 06/02/2023 15:40

Escrito por: Sintep/VG

Sintep/Várzea Grande

Durante a Semana Pedagógica, os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso – Subsede de Várzea Grande (Sintep/VG) - visitaram as escolas municipais para apresentar as ações do Sindicato para 2023, entregar o informativo “Lição de Casa” e convocar para o Conselho de Representantes.

Os dirigentes do Sindicato, nas visitas, o parabenizaram os profissionais da Educação pela conquista da ATUALIZAÇÃO DO ENQUADRAMENTO, que foi uma grande vitória da categoria, e ainda destacaram a entrega da Pauta de Reivindicação Salarial de 2023, protocolada no gabinete do prefeito Kalil Baracat (MDB), secretários e vereadores no dia 10 de janeiro. Entre as principais reivindicações da Pauta está a atualização do Piso Nacional, a questão do rateio do Fundeb, além do cronograma de pagamento do retroativo, a garantia do pagamento de 1/3 de hora atividade aos docentes, reconhecimento do pró-funcionário e a garantia do pagamento de 30% de periculosidade para os trabalhadores da segurança que têm esse direito.

Nas visitas, o professor Juscelino Dias de Moura, presidente do Sintep/VG, além de parabenizar os profissionais da educação pela conquista do enquadramento, luta que durou 10 anos, destacou a importância da categoria permanecer unida para fortalecer ainda mais o sindicato, só assim é possível consolidar os direitos conquistados. “Mais um ano letivo está começando, vamos continuar com as visitas e fazendo o nosso trabalho de base nas escolas”, afirmou ressaltando que em 2023 a luta será principalmente pelo Piso Nacional.

O professor Juscelino, também participou da solenidade de abertura da Semana da Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande. O evento ocorreu na segunda-feira (30), no Anexo II da SMECEL, que contou com a participação do prefeito Kalil Baracat (MDB).

Em sua fala, o professor Juscelino foi categórico ao afirmar que os profissionais da Educação não irão renunciar ao Piso Nacional, mesmo que seja proporcional às vinte e cinco horas, que passaria ao valor de R$ 2.762,72. “Hoje a prefeitura da Várzea Grande paga o Piso de R$ 2.035,00 valor que está abaixo do piso nacional. Portanto, a categoria cobra o reajuste de 14,95% e a diferença de 20,40% de 2022”, explica.