Semana da Mulher reunirá formação e troca de saberes durante três dias de acampamento

Organizado pelo coletivo de mulheres de Mato Grosso a atividade quer pressionar por políticas afirmativas no estado

Publicado: 01/03/2023 18:46 | Última modificação: 01/03/2023 18:46

Reprodução

De 6 a 8 de março, o Coletivo de Mulheres de Mato Grosso, grupo com representantes de várias instituições, realiza formação e troca de saberes na semana do Dia Internacional da Mulher, o 8 M. A atividade em 2023 será aberta com um acampamento de três dias, no ginásio Verdinho, no bairro do CPA, em Cuiabá, em que reafirmam o tema “Pela Vida das Mulheres e pelo fim do Feminicídio em Mato Grosso em Luta Pela Democracia e pelo Bem Viver. Contra o Fascismo, sem Anistia!”.

A programação começa a partir das 18 horas, do dia 6 de março, com debate sobre “O protagonismo das Mulheres na História”, seguido de apresentação cultural. No dia 7 haverá dois outros temas. Na parte da manhã, "Às distintas realidades das mulheres de Mato Grosso” e, à tarde, “Violências e as diferentes formas de auto-organização das mulheres”. Na sequência será realizada a Plenária de Aprovação do Documento Final, reunindo reivindicações com base no tema do evento. O período noturno será reservado para atividades culturais.

Durante os três dias de acampamento do 8M haverá a feira de produtos das mulheres camponesas e artesãs, que estarão vendendo alimentos e peças produzidas por elas. O encerramento acontecerá no Dia Internacional das Mulheres, *às 8h30*, na Praça Ulisses Guimarães, em frente ao Shopping Pantanal, com um Ato Público.

Participam do coletivo as seguintes organizações: Coletivo Mulheres do Campo e da Cidade, AMOBEP, Mulheres PT/MT, Mulheres CUT/MT, Mulheres Hip Hop - MT, UNE, UEE, Conselho Estadual Mulheres/MT, Mulheres Partido Unidade Popular, Frente Feminista UFMT, Movimento Grito dos Excluídos, Conselho Regional de Psicologia, LGBT Feminista, Coletivo Classista Ana Monte Negro, SINTEP/MT, Mulheres Resistem, mandato do Deputado Estadual Valdir Barranco, CPT/MT, PCdoB, UJS e coletivo de Mulheres do Sintep-MT.

6/03 - Segunda-feira- Noite
Mesa: O protagonismo das Mulheres na História
Apresentações Culturais
7/03 – Terça-feira –