Secretário de Redes Municipais participa de Assembleia sobre desmonte da carreira pelo executivo


Conforme o dirigente do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, é importante a categoria estar ciente sobre as verbas destinadas à Educação no município.

Publicado: 28/03/2023 17:12 | Última modificação: 28/03/2023 17:12

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT/subsede Campos de Júlio
Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes.

Os profissionais da Educação do município de Campos de Júlio, distante 566 Km de Cuiabá, participaram na noite desta segunda-feira (27), de uma Assembleia Geral da categoria, que contou com a participação do Secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes.

Ocorre que os educadores enfrentam um verdadeiro ataque à carreira, em função de um projeto de lei encaminhado pelo executivo municipal, que, se aprovado, irá congelar salários e prevê ainda a proporcionalidade do piso, desconsiderando o Plano de Carreira da categoria. 

Na reunião, o dirigente do Sintep-MT, apresentou uma planilha aos educadores, com base em dados fornecidos pela própria prefeitura municipal. “É importante que a categoria esteja bem informada sobre as receitas que são destinadas ao pagamento da folha salarial. Diante dos dados que analisamos, surgiu uma demanda sobre a qual precisamos nos debruçar para entender, visto que há uma inconsistência de valores entre o que identificamos como despesas de pagamento de salários e os valores informados pelo executivo”, disse Henrique.

Conforme apurado junto à subsede do Sintep em Campos de Júlio, os trabalhadores da educação amargam o achatamento salarial com perdas que já chegam a 22%. “Não houve o reajuste devido a título de recomposição e, além disso, o executivo ainda enviou esse projeto de lei para a Câmara de vereadores, sem que houvesse qualquer diálogo com a categoria”, criticou o sindicalista.

Sintep-MT/subsede Campos de Júlio
Categoria reunida em Assembleia Geral para debater o desmonte da carreira no município.

Para a presidente da subsede no município, Celita Donat, é importante que a categoria esteja munida de argumentos para fazer o enfrentamento quanto a esse desmonte da carreira.

“Nós estamos constatando, pelos dados apresentados pela própria prefeitura e com a análise do professor Henrique Lopes, que não há falta de recursos para pagar o percentual de reajuste à categoria e muito menos qualquer motivo para que a gestão congele salários e altere nosso plano de carreira. Nosso município é rico, tem um PIB considerável e existem receitas que são exclusivas para o pagamento da remuneração dos trabalhadores da educação, ou seja, não há motivos plausíveis para o prefeito não pagar. Nós continuaremos mobilizados e esclarecendo à sociedade e sensibilizando os vereadores, para que façam valer aquilo que é nosso direito e que valoriza a educação pública e seus trabalhadores”, finalizou Celita.

Sintep-MT/subsede Campos de Júlio
Celita Donat, presidente da subsede de Campos de Júlio

Na sexta-feira (31) às 19h30, será realizada uma audiência pública para debater a pauta e reforçar a ilegalidade do projeto proposto pela prefeitura de Campos de Júlio. A reunião será na Câmara Municipal de Vereadores e toda a população está convidada a participar.