Secretaria de Redes Municipais do Sintep-MT avalia PNE em Vila Bela da Santíssima Trindade

“Temos percorrido os municípios mato-grossenses fazendo um estudo sobre cada região e o que encontramos em comum, infelizmente, é que pouco avançamos em questões básicas da valorização profissional e do ensino público no geral”, disse Henrique Lopes.

Publicado: 29/04/2022 19:10 | Última modificação: 29/04/2022 19:10

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT/ Subsede Vila Bela da Santíssima Trindade

Os debates em torno da educação pública ocorreram por meio da etapa municipal da CONAE (Conferência Nacional de Educação) nesta sexta-feira (29), no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 520 Km de Cuiabá. Na ocasião, o secretário de Redes Municipais do Sintep Mato Grosso, professor Henrique Lopes, fez a avaliação das metas do Plano Nacional de Educação.

“Temos percorrido os municípios mato-grossenses fazendo um estudo sobre cada região e o que encontramos em comum, infelizmente, é que pouco avançamos em questões básicas da valorização profissional e do ensino público no geral”, disse Henrique. Ele citou ainda a questão dos investimentos em educação. “O principal instrumento para atingir as metas traçadas no último plano nacional, que tinha validade de dez anos e termina este ano, era aplicação mínima de 10% do PIB em Educação, no entanto, esse percentual ficou comprometido pela política de congelamento de gastos. A leitura que nós temos hoje, é de que o próprio governo federal, o MEC, aponta que apenas 5% do Produto Interno Bruto foram investidos em educação. Isso significa mais uma década em que não conseguimos avançar naquilo que havia sido debatido e planejado”, avaliou o sindicalista.

Sintep-MT/ Subsede Vila Bela da Santíssima Trindade
Professor Henrique Lopes falou aos educadores de Vila Bela da Santíssima Trindade.

O desafio agora, segundo secretário de Redes Municipais do Sintep, é fazer as discussões e traçar o planejamento das estratégias para os próximos dez anos (2023-2034). “Estamos agora projetando o plano para mais 10 anos e esperamos ter a mobilização social suficiente para colocar a educação neste país, de fato, como prioridade”, finalizou.

CONAE 2022

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Após as etapas municipais e estaduais, a etapa final da conferência ocorrerá nacionalmente em Brasília nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022 e terá como tema: “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”.