Secretaria de Redes Municipais do Sintep cumpre agenda na região Oeste de MT

Secretário de Redes Municipais, professor Henrique Lopes, visitou na última semana, as cidades de Porto Estrela e São José dos Quatro Marcos, para ouvir a demanda da categoria nesses municípios

Publicado: 01/03/2023 10:30 | Última modificação: 01/03/2023 10:30

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT

A agenda do secretário de Redes Municipais do Sintep, professor Henrique Lopes, começou no município de Porto Estrela, distante cerca de 198 Km de Cuiabá. Na ocasião, os educadores se reuniram para debater, além da questão da recomposição salarial com a exigência do pagamento integral do piso salarial, conforme o piso nacional, também demandas ligadas à insalubridade e periculosidade, de técnicos de infraestrutura e vigias nas unidades de ensino na região.

“A principal reivindicação dos trabalhadores em Porto Estrela, é para que seja implementado o pagamento do adicional de insalubridade e periculosidade aos servidores que atuam na manutenção, limpeza e infraestrutura das unidades escolares, bem como os vigias. Além disso, a partir do diálogo que tivemos com a subsede local, pudemos observar também que há uma demanda represada quanto ao Plano de Cargos, Carreira e Salários dos educadores, que, inclusive, já está nas mãos do prefeito, mas até agora não saiu do executivo para o debate na Câmara. Nossa luta é para que esse documento seja enviado ao legislativo para que sejam debatidos esses temas que abordam, por exemplo, o enquadramento dos educadores entre outros pontos que asseguram direitos aos trabalhadores”, disse Henrique.

São José dos Quatro Marcos

Já na visita ao município vizinho, São José dos Quatro Marcos, o secretário de Redes Municipais do Sintep acompanhou o processo de reorganização sindical, afim de atender aos requisitos exigidos pelo Estatuto do Sintep-MT. A partir disso, a nova composição da diretoria realizou uma assembleia geral da categoria, encaminhando ao executivo municipal a pauta de reivindicações.

“É muito importante ver a pré-disposição dos companheiros em fortalecer o movimento sindical. Com essa subsede organizada, é possível fazer a luta pela recomposição salarial no município que está defasada desde o ano passado, sem expectativa de que seja implementada este ano. Por isso, a categoria já está mobilizada, inclusive com a adesão de novos filiados, dispostos a avançar nas discussões junto ao executivo, para cobrar os direitos devidos”, finalizou Henrique.

Veja como ficou a reorganização da Diretoria da subsede em São Jose dos Quatro Marcos

Presidente: Sandro Morett de Andrade
Vice Presidente: Jurandir da Silva Mota