Saúde feminina e direitos das mulheres é destaque no XII Encontro Estadual do Sintep-MT
Durante o evento mulheres e homens dialogaram sobre a luta feminista junto ao coletivo de mulheres do Sindicato
Publicado: 17/10/2023 19:05 | Última modificação: 17/10/2023 19:05
Escrito por: Roseli Riechelmann
Durante o XII Encontro Estadual do Sintep-MT, realizado nos dias 12 a 14 de outubro, as defesas da saúde feminina e também da masculina ganharam destaque. O evento trabalhou a importância de ações afirmativas, como a orientação e conscientização sobre os cuidados preventivos relacionados ao câncer de mama e próstata, antecipando a campanha do "Novembro Azul". Essas iniciativas não apenas foram abordadas no evento, mas também pintaram o cenário com a lembrança de que prevenir é, acima de tudo, educar.
“Quando as pessoas compreendem os benefícios de se cuidar e adotam práticas saudáveis, elas podem evitar problemas de saúde graves no futuro", enfatizou a vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Borges.
Leliane ressaltou o objetivo do Sintep-MT de trabalhar na conscientização e prevenção da saúde. Ela destacou que o diagnóstico precoce do câncer de mama, tanto em mulheres como em homens, aumenta em 95% a chance de cura. Além disso, ela abordou especificamente a questão do preconceito em relação à realização do exame de próstata, que pode levar à morte, convocando os homens para a campanha do "Novembro Azul”, pela realização do exame preventivo.
Coletivo de Mulheres
A dirigente coordenou a reunião com mulheres e alguns homens, promovendo um diálogo sobre a luta feminista dentro do Sindicato. As integrantes do coletivo de mulheres do Sintep-MT, Leliane, e as dirigentes Maria Luiza Zanirato, Angelina de Oliveria Costa, Catarina Francisca e Edina Martins, apresentaram a agenda da luta feminista, destacando o papel relevante de todas as trabalhadoras da educação. O foco foi fortalecer o movimento para enfrentar os desafios que as mulheres enfrentam no cotidiano, na vida e no trabalho.
A primeira secretária do Sintep-MT, e integrante do coletivo, Maria Luiza Zanirato, fez a entrega aos participantes de uma cartilha contendo orientações às mulheres sobre prevenção ao câncer de mama. Ainda disponibilizaram uma pesquisa virtual para levantamento de dados sobre o conhecimento dos trabalhadores da educação sobre o câncer de mama e próstata. “Os materiais servirão de apoio nas escolas como proposta de trabalho para desenvolverem com os estudantes”, afirma a dirigente.
Os participantes da reunião foram informados sobre a importância dos enfrentamentos e da agenda de mobilização nacional que terá destaque a partir de novembro. Isso inclui os "21 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" e, em dezembro, a campanha "Laço Branco", que promove o apoio masculino ao combate à violência contra as mulheres.