Saúde mental e luta por direitos dos aposentados/as são debatidos em Encontro


O encontro que aconteceu de forma virtual nesta sexta (10)

Publicado: 11/12/2021 10:42 | Última modificação: 11/12/2021 10:42

Escrito por: Assessoria/Sintep-MT

Sintep-MT
Angelina de Oliveira Costa,Secretária de Seguridade Social do Sintep-MT

Segundo a mediadora do Encontro, Angelina de Oliveira Costa, que é Secretária de Seguridade Social do Sintep-MT, a reunião virtual foi um “acalento no coração” dos aposentados e aposentadas que fazem parte do sindicato. A reunião que já está na sexta edição, teve a palestra ministrada pela psicóloga clínica Claudia Medeiros Szukala.

Sintep-MT
Grupo - As Maritacas/Sinop-MT
Sintep-MT
Claudia Medeiros Szukala,Psicologia Clínica

Cláudia é Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Especialista em Musicoterapia pela Universidade Federal de Pelotas (UfPel) e em Psicoterapia de Orientação Analítica pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Em sua fala, trouxe reflexões profundas e oportunas em tempos de pandemia, e que remetem diretamente à saúde mental. “Na psicologia a gente desenvolve estratégias que venham a fortalecer o nosso emocional e nos ajudar a superar os momentos difíceis. Nesse período fomos assombrados por vários medos e inseguranças. Seja na questão financeira, o isolamento social que nos forçou esse afastamento, pessoas queridas que perdemos para a Covid. Diante de tudo isso, é preciso tratar o nosso emocional para não adoecer também”, disse.

Cláudia apresentou uma analogia do tempo de crise sanitária e de medo, com um incêndio. “Vamos imaginar que a pandemia veio como um grande incêndio que destruiu muitas coisas. No entanto, apesar desse fogo, nós sobrevivemos e estamos aqui hoje. Então nós podemos trazer um novo olhar e ressignificar isso, entendendo que esses tempos difíceis podem ser um grande motivador para provocar em nós grandes transformações, de forma positiva, com leveza”, destacou.

Sintep-MT
Selene Barboza Michielin,Secretária de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE

A Secretária de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Selene Rodrigues, também participou e destacou os desafios que foram impostos para a terceira idade durante a pandemia. “Nós tivemos que nos reinventar e reaprender, porque somos uma geração analógica e na pandemia, com o isolamento, precisamos aprender tudo do zero dessa era digital”, disse.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, também falou durante o encontro. Ele fez um apanhado das lutas sindicais, que antes, não atingiam os direitos dos aposentados e aposentadas, mas diante a política perversa do governo Mauro Mendes e da Reforma da Previdência imposta por ele, impactou em cheio aqueles que hoje, deveriam estar despreocupados com questões ligadas à sua remuneração. “Vimos um ataque direto a todos os trabalhadores, com os 14% confiscados das aposentadorias e dos pensionistas. Isso tudo nos força a permanecermos na luta para que mais direitos não sejam retirados”, disse Valdeir.

Confira as fotos no facebook do Sintep-MT