Reunião com Gestão de Novo Mundo debate piso salarial de função de Apoio na carreira


Uma reunião entre dirigentes do Sintep-MT e da subsede do município de Novo Mundo, distante 785 Km de Cuiabá, e o setor jurídico da prefeitura da cidade, abordou uma pauta que é uma reivindicação antiga dos educadores: a valorização profissional.

Publicado: 28/10/2021 16:46 | Última modificação: 28/10/2021 16:46

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep-MT

Ocorre que, mesmo sendo uma questão amplamente discutida, até hoje, trabalhadores da educação que atuam na função de Apoio administrativo nas unidades escolares do município não vem sendo remunerados de acordo com o reajuste do Piso salarial desde o ano de 2013.

O secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, está no município e participou dos debates junto ao secretário de Educação Nelcimar A. Lima e a Gestão Municipal. Segundo Henrique, houve avanços significativos nas negociações. “Nós apresentamos todo o panorama que envolve a valorização dos trabalhadores da educação e tivemos o compromisso da prefeitura municipal, de um encaminhamento mais efetivo para um projeto de lei que, de fato,  cumpra com a lei do Plano de Carreira onde os profissionais do apoio Administrativo  possam a ser  remunerados com o reajuste do Piso. Isso deve ser feito ainda este ano, para que os efeitos financeiros e provisionamento de receitas já passe a valer no ano que vem”, disse o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT.

Sintep-MT
Reunião entre dirigentes do Sintep-MT e da subsede do município de Novo Mundo

A presidente da subsede do Sintep em Novo Mundo, Dayane Constante dos Santos, destacou a luta para que esses profissionais sejam reconhecidos como educadores pela gestão municipal. “Já tivemos outras gestões que alegaram não incluir a função de Apoio na carreira, por motivos de orçamento e outras dificuldades; mas entendemos que isso é uma questão de justiça e de direito do trabalhador. Sendo assim, estamos empenhados em ver essa inclusão acontecer e ter os companheiros valorizados em sua atividade laboral uma vez que a gestão atual mantém o diálogo e está disposta a cumprir com os direitos dos profissionais da Educação”, disse a dirigente sindical.

Sintep-MT
Dayane Constante dos Santos - Presidente da subsede de Novo Mundo

Durante a visita do secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, Henrique Lopes, ao município, também foram debatidas as pautas estaduais, como a questão do redimensionamento de matrículas, imposto pelo governo do estado por meio do Decreto 723/2020, e os impactos que essa transferência de matrículas da rede estadual para os municípios vai provocar na qualidade do ensino.