Retratos da Escola publica dossiê sobre afrorreferenciar a educação
Publicação reúne reflexões críticas sobre currículos, práticas pedagógicas antirracistas e os desafios contemporâneos da educação pública brasileira
Publicado: 05/01/2026 15:33 | Última modificação: 05/01/2026 15:33
Escrito por: CNTE | Editado por: CNTE
A nova edição da Revista da Escola de Formação (Esforce) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) acaba de ser publicada. O número 45, volume 19, (set./dez. 2025), apresenta o dossiê “Afroreferenciar a Educação: Negros currículos, negras didáticas, negros cotidianos”.
“Entendemos que afrorreferenciar a Educação Básica significa contemplar efetivamente a categoria racial predominante no país, garantindo espaço concreto na produção acadêmica e nas práticas educativas. Ao pluralizar as matrizes epistêmicas que orientam a pesquisa educacional, este dossiê reafirma o direito de ensinar e aprender sobre nós mesmos, fortalecendo pedagogias negras como caminho para uma educação crítica, democrática e comprometida com a transformação social”, diz o editorial da Revista.
Esta edição reúne um conjunto expressivo de reflexões críticas sobre os rumos da educação brasileira, articulando debates sobre o Ensino Médio na última década e os desafios do próximo Plano Nacional de Educação, com um dossiê dedicado a afrorreferenciar currículos, didáticas e cotidianos escolares. Os artigos abordam a construção de práticas pedagógicas antirracistas e decoloniais, a efetivação da Lei nº 10.639/2003, as relações étnico-raciais e a intolerância religiosa, além de análises críticas sobre o avanço do conservadorismo, as condições de trabalho docente, o financiamento da educação pública e os processos de militarização e privatização das escolas, compondo um panorama plural dos desafios contemporâneos da educação brasileira.
Sobre a Revista Retratos da Escola
Criada em 24 de abril 2007 e lançada em outubro do mesmo ano, a revista Retratos da Escola marca a concretização de um importante projeto da CNTE: a produção de um canal que, ao permitir o diálogo direto entre a instituição e os sujeitos atuantes no setor educacional, produzisse um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.
A linha editorial da Retratos da Escola busca privilegiar temas que permitam o debate, sobretudo, de áreas como: a formação profissional; o trabalho educativo, suas condições e práticas; e a organização escolar e dos sistemas educacionais. A revista tem se destacado pela sua penetração nos meios sindicais da educação básica, assim como pela sua ampla utilização nos diversos cursos de formação inicial e continuada que formam os docentes no país




