Representantes do Sintep-MT participam do 1º Encontro de conselheiras do CEDM-MT

Assuntos como qualidade de vida, mercado de trabalho, remuneração digna, assistência à saúde, segurança e formação profissional são pautas de interesse das mulheres do sindicato

Publicado: 10/11/2023 12:23 | Última modificação: 10/11/2023 12:23

REPRODUÇÃO
Dirigentes do Sintep-MT e ativistas na luta pelos direitos das mulheres em Mato Grosso (da esquerda para direita, Maria Luiza Zanirato, Ângelina Oliveira, Ana Lúcia Antônia e Lucinéia Goveia)

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), atuantes no coletivo de mulheres do sindicato e ocupantes de cadeiras nos conselhos municipais de defesa dos direitos das mulheres, participaram nos dias 9 e 10 de novembro do 1º Encontro de Conselheiras de Direitos da Mulher de MT. O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Direitos das Mulheres, teve como tema central "Reflexões sobre a relevância, fundamentação legal e função pública dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres em MT".

Cerca de 35 conselhos, representando um passo crucial na expansão de novos núcleos de luta nos 142 municípios do estado, participaram da atividade que ocorreu no Hotel Palace Mato Grosso, em Cuiabá. Ana Lúcia Antônia, representante do Sintep-MT no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, e a professora Ângelina Oliveira, expressaram satisfação com a realização deste encontro estadual.

"Comemoramos a retomada de uma agenda nacional no executivo federal com a reinstalação de ministérios focados na defesa dos direitos das mulheres", destacou Ana Lúcia. Ela ressaltou que, após os avanços durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, houve um retrocesso com a suspensão de ministérios dedicados à elaboração de políticas públicas para as mulheres.

"O processo, apesar de lento, tem sido contínuo, com as organizações de mulheres se constituindo e fortalecendo em Mato Grosso", explicou Maria Luiza Zanirato, representante do coletivo de mulheres do Sintep-MT e dirigente estadual.

As participantes do Sintep-MT enfatizaram a relevância da participação, considerando que mais de 80% da categoria é composta por mulheres. Assuntos como qualidade de vida, mercado de trabalho, remuneração digna, assistência à saúde, segurança e formação profissional são pautas de interesse do sindicato e são acompanhadas de perto em cada município por dirigentes sindicais ou sindicalistas nos conselhos.

Jozirlethe Aparecida Magalhães Criveletto, Delegada de Polícia, faz o debate sobre a luta pelo fim da violência de gênero, durante o Encontro

O 1º Encontro, coordenado pela presidente do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres, Ana Carolina de Jesus Costa, contou também com a participação da conselheira municipal de São José do Rio Claro e dirigente estadual do Sintep-MT, Lucinéia Goveia. O evento incluiu debates e apresentações dos desafios e as dificuldades de criação e fortalecimento de conselhos municipais. Nesse sentido, Maria Luiza ressaltou que as profissionais da educação podem contribuir muito junto a estes conselhos. A plenária final, encerra as atividades às 12h da sexta-feira (10/11).