Regionais Oeste I e Nortão I realizam etapas preparatórias para o XIX Congresso do Sintep-MT
Encontros em Cuiabá e Peixoto de Azevedo definem prioridades da pauta que trata sobre o PNE e a defesa da educação como direito humano.
Publicado: 14/11/2025 15:53 | Última modificação: 14/11/2025 15:53
Escrito por: Roseli Riechelmann
Neste sábado (15/11), Dia da Proclamação da República, duas regionais do Sintep-MT – Oeste I - Baixada Cuiabana e Nortão I – reúnem os delegados eleitos nas etapas municipais para o debate rumo ao XIX Congresso Estadual do Sintep-MT.
As atividades buscam refletir sobre o projeto de educação pública defendido pelos educadores, para o país. Neste sentido, o Plano Nacional de Educação (PNE) está em foco no tema central dos debates: “PNE: Ressignificar o acesso à educação como direito humano”.
A regional Oeste I trará representantes dos nove municípios que integram o polo - Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimaraes, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande. A análise de conjuntura será ministrada pelos dirigentes estaduais do Sintep-MT, professor Gilmar Soares e o presidente da entidade, Henrique Lopes, em Cuiabá.
O segundo debate, no Nortão I – Alto do Teles Pires, a atividade acontece em Peixoto de Azevedo, com delegados dos municípios de Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte. O diálogo terá participação da secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade.
Os debates tratam das transformações realizadas na educação pública diante de uma agenda de enfrentamento. Os retrocessos nos investimentos para a educação estão no centro dos debates, já que impactam sobremaneira as políticas estabelecidas para avançar na qualidade da educação.
O cenário será analisado a partir dos encaminhamentos do texto base, que traz as defesas da luta por uma educação pública, gratuita, emancipadora, para todos e todas, nas diferentes, etapas e modalidades. O grande desafio dos debates é fazer resistência e enfrentamento às tentativas de privatização da educação pública e dos recursos públicos. O objetivo é manter as metas estabelecidas no novo Plano Nacional da Educação (2025-2035), que terá alinhamento aos planos estaduais e municipais, em construção no ano de 2026.
As discussões movimentam as 15 regionais do Sindicato até 31 de novembro. Além de elegerem delegados para a etapa estadual, que ocorrerá em fevereiro de 2026.




