Regionais do Sintep-MT avançam nas discussões preparatórias para o XIX Congresso Estadual


Debates aprofundaram temas como políticas públicas, financiamento, valorização profissional e estratégias para fortalecer a educação pública em Mato Grosso.

Publicado: 17/11/2025 17:19 | Última modificação: 17/11/2025 17:19

Escrito por: Roseli Riechelmann/Luiz Benitt

Sintep-MT
Etapas preparatórias para o XIX Congresso Estadual do Sintep-MT ocorrem em todo o estado até 31 de novembro

Quatro regionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), representando cerca de 40 municípios, concluíram, no dia 15 de novembro, as etapas preparatórias para o XIX Congresso Estadual do Sintep-MT. Durante as reuniões, foram aprofundados debates sobre políticas públicas, financiamento, gestão democrática, valorização profissional e condições de trabalho, além de ações estratégicas para enfrentar desafios estruturais que atingem a educação básica.

A Regional Oeste I – Baixada Cuiabana reuniu delegados das subsedes do polo em Cuiabá. Os representantes da Regional Nortão I – Alto Teles Pires se encontraram no município de Peixoto de Azevedo. Outras duas regionais – Oeste II (Paraguai- Cabaçal) e Oeste III (Vale do Guaporé) – realizaram suas etapas nos municípios de Cáceres e Pontes e Lacerda, respectivamente.

Sintep-MT
Análise de Conjutura, em Cuiabá, foi retransmitida para quatro regionais - Nortão I e Oestes I, II e III 

O presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, e o diretor estadual, Gilmar Soares, realizaram a análise de conjuntura na abertura dos trabalhos. Ambos abordaram o debate como estratégico para assegurar a educação pública como direito e, diante disso, traçar ações concretas do Estado e da sociedade para consolidar esse direito.

Gilmar Soares destacou que não basta garantir o acesso formal; é preciso promover políticas de inserção dos excluídos, com empatia, respeito e humanização. “Professores e estudantes precisam de ambientes seguros, acolhedores e capazes de promover convivência democrática”, afirmou.

Conforme Henrique Lopes, ressignificar o PNE significa recolocar o estudante no centro, garantir políticas de inclusão e combater qualquer forma de violência. “Isso passa pela valorização dos trabalhadores da educação, pelo diálogo permanente com as comunidades escolares e por um Estado que assuma a educação como prioridade real, não apenas no discurso”, pontuou.

Sintep-MT/Edevaldo José
Coordenadora do XIX Congresso Estadual do Sintep-MT, Guelda Andrade, destacou o PNE na etapa do Nortão I

As falas de conjuntura foram transmitidas para todas as regionais. Em Peixoto de Azevedo, a atividade contou com a participação da secretária de Políticas Educacionais do Sintep-MT, Guelda Andrade, que é a coordenadora do XIX Congresso. Na ocasião, ela ressaltou a necessidade de os educadores se manterem firmes na defesa de uma educação de qualidade. “O XIX Congresso será fundamental para definirmos e sistematizarmos o que queremos como educação pública para o estado de Mato Grosso”, destacou.

RADAR

A Regional Oeste I (Baixada Cuiabana) - encerrou com a consolidação das propostas e a reafirmação do compromisso dos delegados em defender, no Congresso, um projeto de educação pública que responda às demandas da sociedade e fortaleça o papel dos profissionais da educação na transformação social.

Regional Oeste II  (Paraguai- Cabaçal) – os delegados eleitos na regional — que reúnem 13 subsedes no polo — fizeram um debate acirrado e produtivo, resultando no encaminhamento de novas demandas para a luta sindical. As contribuições apresentadas fortalecerão o processo de construção coletiva rumo ao XIX Congresso Estadual do Sintep-MT.

Na Regional Oeste III (Vele do Guaporé) - após um debate construtivo, os delegados alinharam propostas e reafirmaram o compromisso de levar suas defesas para o XIX Congresso. Entre os principais destaques esteve o Plano de Luta, apontado como um instrumento político central do Sintep, por reforçar ações que orientam estratégias de enfrentamento e fortalecem os trabalhadores e trabalhadoras da educação pública.

Sintep-MT/Edevaldo José
Etapa regional Nortão I, contou com presença de dirigentes estaduais do Sintep-MT

Regional Nortão I (Médio Teles Pires) – Os debates foram ampliados com participação de representantes de outras regionais, como o diretor Kléber Solera (regional Nortão III do Sintep-MT) César Guedes (Médio Norte I) e dos diretores estaduais, Valdeir Pereira e Ivone Lacerda (secretário de redes Municipais e secretária adjunta da pasta, respectivamente). A etapa elegeu 37 delegados para os debates estaduais que ocorrerão em fevereiro 2026.