Quem são os novos dirigentes que encabeçarão o Sintep-MT na gestão 2022-2025

Os integrantes da nova gestão do Sintep-MT trazem para o movimento sindical a convicção da unidade da classe trabalhadora, a importância da participação na luta para barrar retrocessos e avançar em conquistas

Publicado: 01/07/2022 15:07 | Última modificação: 01/07/2022 15:07

Sintep-MT
Presidente Valdeir Pereira e a vice-presidente Leliane Cristina Borges

O professor Valdeir Pereira, ingressou na militância sindical a partir de Sinop, onde foi presidente da subsede do Sintep no município, e depois, diretor regional do Nortão III – Vale do Teles Pires. Formado em Letras, efetivo da rede municipal de Sinop, assumiu a gestão estadual do Sintep-MT, como vice-presidente, em 2018. Passou a ocupar a presidência do Sindicato após a perda fatal da então presidente Jocilene Barboza dos Santos, em dezembro de 2018.

Valdeir teve o batismo presidencial de uma forma abrupta, tendo que reorganizar a rotina profissional e familiar, com a mudança parcial para Cuiabá. Politicamente, enfrentou tempos de novos retrocessos para a Educação Pública, tanto do governo federal, como estadual. Foram ataques como; redução de verbas federais (Emenda Constitucional nº 95, federal, e nº 81 estadual) para a educação; Reforma da Previdência; congelamento de direitos RGA, suspensão da Lei 510/2013, ataques aos direitos da carreira, e outras medidas de desmonte.

Foi também um período histórico desafiador, talvez o mais trágico desse século em virtude da pandemia da Covid-19, uma catástrofe na saúde mundial. Os anos de 2020 e 2021 exigiram da luta sindical uma adaptação, impondo novas formas de organização e mobilização. Para enfrentar os desafios do próximo triênio o presidente Valdeir Pereira terá ao se lado a professora Leliane Borges. “Mulher, negra, nordestina, quilombola e filha da mãe”, assim se identifica a atual vice-presidente do Sintep-MT. A frase, mais do que um perfil, revela os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória para vencer preconceitos e barreiras sociais.

A maranhense, de Viana, quilombo do Timbó, iniciou a carreira na rede estadual em 1996. Formada em “boatemática” como descreve o curso de Matemática, num enfrentamento a mais ao preconceito de senso comum, referindo-se à disciplina.

Leliane teve atuação na direção da subsede do Sintep-MT de Várzea Grande, milita no sindicato desde 2011. Sua representatividade dentro da gestão estadual marcará não apenas a luta coletiva, mas assegura um espaço de ação para as educadoras, que como ela carregam o estigma das minorias.

Diretoria

A Chapa vencedora Unidade, Participação e Luta: “Para Valer Nossos Direitos” é composta por 47 membros, entre presidente e vice-presidente, além de titulares e adjuntos das 15 secretarias executivas, mais 15 diretores dos polos regionais.

Confira aqui os integrantes da Direção Executiva e Regional eleita no Sintep-MT para a gestão 2022-2025