Quatro Moções são aprovadas no XVIII Congresso do Sintep-MT

Documentos elencam indignação e anseios dos trabalhadores da educação na defesa por uma Educação Pública, Gratuita e Laica, no estado

Publicado: 19/09/2022 17:57 | Última modificação: 19/09/2022 17:57

Sintep-MT/Francisco Alves
Moções foram assinadas e levadas a aprovação

A insatisfação e os anseios dos trabalhadores da educação pública, que participaram do XVIII Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) “Democracia, Educação e Trabalho: “Esperançar por um novo projeto de nação”, realizado entre 7 e 10 de setembro resultaram em quatro moções. Os manifestos foram lidos e aprovados pelos delegados e delegadas, de diferentes regiões do estado, e agora serão encaminhados para os respectivos destinatários.

As Moções destacaram: Apoio à eleição do representante da educação para o legislativo estadual, candidato Henrique Lopes; Representação ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em desfavor do promotor da Educação, Miguel Slhessarenko. Uma terceira, de Repúdio ao governador Mauro Mendes, e, por último, a Moção de Defesa ao Voto Popular, dadas as ameaças antidemocráticas propaladas pelo governo federal.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destaca que as Moções são manifestações de cidadania dos trabalhadores da educação que participaram das atividades. “Elas registram para a sociedade a indignação do segmento, evidenciam os ataques aos direitos coletivos e as defesas feitas pelos que assinam as moções”.

Sintep-MT/Francisco Alves
Moções tiveram assinatura recolhidas durante os trabalhos na plenária

No caso da Moção de Apoio/Carta Manifesto fica em destaque a luta dos trabalhadores da educação pública para terem no parlamento estadual um representante da educação comprometido com a legislação que versa sobre o direito à educação pública. O documento pactua a necessidade de construção de leis que atendam aos anseios coletivos dos trabalhadores da educação, dos estudantes e de toda a população.

Na Moção de Representação enumera legislações que estão sendo desrespeitadas de forma recorrente pelo governo Mauro Mendes, e o Ministério Público Estadual se mostra omisso sobre suas execuções. Seguindo a mesma base de legislações elencadas na Moção de Representação, uma de Repúdio é endereçada ao governador do estado. A moção aponta o desrespeito do governo às leis federais e estaduais que garantem a Educação Pública. Gratuita e Laica.

Segundo o dirigente do Sintep-MT, a Moção de Defesa do Voto Popular faz uma afirmação coletiva, de confiança ao processo eleitoral pelas urnas eletrônicas. O documento deixa evidenciado que práticas de suspeição do governo Bolsonaro ao sistema eleitoral, é sinal de ameaça ao estado democrático de direito e, principalmente, ao voto popular.

Confira abaixo as moções aprovadas

Moção de Apoio/Carta Manifesto
Moção de Representação