Programa do governo Mauro Mendes denunciado como eleitoreiro está na mira da justiça estadual

Edu Motivação teve ação de investigação reaberta pelo TSE

Publicado: 28/11/2023 18:48 | Última modificação: 28/11/2023 18:48

REPRODUÇÃO
Trabalhadores da educação denunciavam a intencionalidade do programa

O programa “Edu Motivação - 10 anos de Educação”, do governo Mauro Mendes está próximo de ser revelado como propaganda eleitoral. A atividade, denunciada pelo Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso), durante as várias edições em 2022, como propaganda dos feitos da gestão, durante o período eleitoral, caiu na malha fina do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O jornal A Gazeta divulgou em sua edição do dia 24 de novembro, a determinação do TSE de reabertura da ação de investigação do programa Edu Motivação, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A ação provocada pela coligação Federação Brasil da Esperança, oposição nas eleições, apontou que o programa Edu Motivação feria a legislação por “Conduta Vedada ao Agente Público, Candidatos, Cargo - Governador, Abuso - De Poder Político/Autoridade”.

Durante todo o período da campanha eleitoral de 2022, o governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), reuniu trabalhadores da educação, com a suposta intenção de participarem de palestras motivacionais. Contudo, o que se viu foram palestras com participação do secretário de estado divulgando os feitos do governo e as propostas da gestão para os próximos dez anos.

Secom/Barra do Garças
DIvulgação do projeto do governo para os próximos 10 anos, na edição de Barra do Garças, em agosto de 2022

Nos encaminhamentos feitos pelo ministro do TSE, Floriano de Azevedo Marques, destaca-se, a ação que aponta o abuso de poder político na realização do programa “Edu Motivação”, destinado a palestras motivacionais para professores da rede pública de ensino do Estado, tem elementos suficientes para o prosseguimento das investigações”.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, que esteve em uma das edições do programa, reafirmou que o Edu Motivação se tratava do uso da máquina pública para a promoção à reeleição do governo. Na ocasião, já destacava “a prática escrachada como um verdadeiro palanque eleitoral” e cobrava da justiça de Mato Grosso atuação.

Leia aqui: Governo estaria usando Programa “Edu Motivação” da SEDUC-MT para supostos fins eleitorais

Trabalhadores da educação protestam durante edição do Edu Motivação

Nas inúmeras manifestações feitas pelos trabalhadores da educação o despropósito da atividade era evidente. “Não tinha nada de motivacional”, afirma o dirigente estadual do Sintep-MT, Henrique Lopes. Conforme o sindicalista, não há motivação quando os profissionais estão com salários congelados, descaso com o Piso Salarial Profissional Nacional, interrupção da lei de Gestão Democrática nas escolas, com a Diretoria Regionais de Ensino se comportando como inquisidores, arrocho no financiamento da educação estadual.