Programa do governo Mauro Mendes denunciado como eleitoreiro está na mira da justiça estadual
Edu Motivação teve ação de investigação reaberta pelo TSE
Publicado: 28/11/2023 18:48 | Última modificação: 28/11/2023 18:48
Escrito por: Roseli Riechelmann

O programa “Edu Motivação - 10 anos de Educação”, do governo Mauro Mendes está próximo de ser revelado como propaganda eleitoral. A atividade, denunciada pelo Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso), durante as várias edições em 2022, como propaganda dos feitos da gestão, durante o período eleitoral, caiu na malha fina do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O jornal A Gazeta divulgou em sua edição do dia 24 de novembro, a determinação do TSE de reabertura da ação de investigação do programa Edu Motivação, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A ação provocada pela coligação Federação Brasil da Esperança, oposição nas eleições, apontou que o programa Edu Motivação feria a legislação por “Conduta Vedada ao Agente Público, Candidatos, Cargo - Governador, Abuso - De Poder Político/Autoridade”.
Durante todo o período da campanha eleitoral de 2022, o governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), reuniu trabalhadores da educação, com a suposta intenção de participarem de palestras motivacionais. Contudo, o que se viu foram palestras com participação do secretário de estado divulgando os feitos do governo e as propostas da gestão para os próximos dez anos.

Nos encaminhamentos feitos pelo ministro do TSE, Floriano de Azevedo Marques, destaca-se, a ação que aponta o abuso de poder político na realização do programa “Edu Motivação”, destinado a palestras motivacionais para professores da rede pública de ensino do Estado, tem elementos suficientes para o prosseguimento das investigações”.
O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, que esteve em uma das edições do programa, reafirmou que o Edu Motivação se tratava do uso da máquina pública para a promoção à reeleição do governo. Na ocasião, já destacava “a prática escrachada como um verdadeiro palanque eleitoral” e cobrava da justiça de Mato Grosso atuação.
Leia aqui: Governo estaria usando Programa “Edu Motivação” da SEDUC-MT para supostos fins eleitorais
.jpg)
Nas inúmeras manifestações feitas pelos trabalhadores da educação o despropósito da atividade era evidente. “Não tinha nada de motivacional”, afirma o dirigente estadual do Sintep-MT, Henrique Lopes. Conforme o sindicalista, não há motivação quando os profissionais estão com salários congelados, descaso com o Piso Salarial Profissional Nacional, interrupção da lei de Gestão Democrática nas escolas, com a Diretoria Regionais de Ensino se comportando como inquisidores, arrocho no financiamento da educação estadual.