Sintep-MT recebe denúncias reforçadas por abaixo-assinado de professores, sobre suspeitas no PAS

Documentos apontam falta de transparência no processo de atribuição (PAS) de vagas livres e em substituição da rede estadual

Publicado: 02/02/2024 18:56 | Última modificação: 02/02/2024 18:56

Foto Montagem Sintep-MT
Processo de atribuição de aulas livres e substituição, realizado às vésperas do início do ano letivo, gera confusão e suspeitas dos candidatos às vagas na rede estadual

Os profissionais da educação que buscam aulas livres e substituições na rede estadual de educação de Mato Grosso para o ano de 2024 lançaram, às vésperas do início das aulas marcado para a próxima segunda-feira (05/02), um abaixo-assinado. O documento busca assegurar transparência no processo de atribuição de vagas na rede estadual, contestando o processo realizado às pressas na última semana antes do início do ano letivo. Surgiram suspeitas nas convocações feitas pela startup Ensina Brasil em colaboração com o governo de Mato Grosso.

O abaixo-assinado está circulando nas redes sociais convocando os professores, se soma às denúncias recebidas pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) que apontam possíveis irregularidades nas convocações de alguns ocupantes para as vagas.

Mensagem circula nas redes sociais, recolhendo assinaturas contra a falta de transparência na atribuição de aulas livres e substituições

Em uma das denúncias registradas no sindicato, aponta-se desrespeito na chamada dos aprovados do processo seletivo (Selecon) em relação às vagas convocadas pelo PAS, da Seduc-MT. Nomes que constam na atribuição de aulas sequer aparecem em fases específicas do seletivo conduzido pela Selecon.

As denúncias se multiplicam em diferentes contextos. Em Barra do Garças, por exemplo, as denúncias se referem às vagas para as aulas na escola integral, abertas a profissionais de qualquer disciplina, para atuar em áreas de avaliação, orientação. Estas estariam sendo direcionadas exclusivamente a profissionais de uma área específica, favorecendo um segmento em detrimento de outros.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, expressa apoio ao abaixo-assinado, o considera válido e destaca que ele reforça a indignação dos profissionais. Para o dirigente, o documento é um instrumento poderoso na judicialização de ações contra as possíveis irregularidades. Valdeir critica a gestão da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), alegando que o governo Mauro Mendes tem negligenciado a educação estadual, demonstrando desrespeito aos profissionais da área.

Segundo informações de educadores, as escolas estaduais iniciarão as aulas na segunda-feira, mais uma vez enfrentando a falta de profissionais. Aproximadamente 30% das vagas ainda não foram atribuídas.

Diante da gravidade da situação, o Sintep-MT reforça que, as pessoas que se sentirem prejudicadas podem fazer as denúncias diretamente no sindicato ou, via endereço eletrônico https://sintep.org.br/sintep/Informacoes/denuncias. E ainda, formar grupos e protocolar denúncia direto no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).