Profissionais de Nova Mutum cobram valorização salarial na Câmara de Vereadores


Ato na Câmara Municipal ocorreu durante solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Publicado: 11/03/2025 18:13 | Última modificação: 11/03/2025 18:13

Escrito por: Roseli Riechelmann

Subsede Nova Mutum
Trabalhadores da educação partiicipam de solenidade na Câmara Municipal cobrando valorização salarial

Os profissionais da educação da rede municipal de Nova Mutum (242 km de Cuiabá) cobraram compromisso dos vereadores com a valorização salarial.  Na noite de segunda-feira (10/02), lotaram a Câmara Municipal durante solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Com faixas e cartazes, os representantes da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município, destacavam que o caminho para valorizar as mulheres, maioria no segmento da educação.

Segundo o presidente da subsede do Sintep/Nova Mutum, Márcio Nascimento, a cobrança por melhorias salarias é para toda a categoria, homens e mulheres, contudo foi oportuno a presença na data alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, para tirar do discurso o compromisso com os direitos das mulheres, entre os quais salários dignos.

Sintep/Nova Mutum
Profissionais da educação carregam Mural da Mulheres do Sintep-MT apresentando as pautas de luta da categoria por valorização, durante sessão alusiva ao 8 de Março

O presidente informa que a pauta sobre recomposição salarial é uma das que estará em debate nesta quarta-feira (12/03), numa reunião às 18 horas, com os representantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal. “Foi oportuna nossa participação na atividade legislativa de segunda-feira, para inclusive estender o convite a reunião desta quarta, a mais vereadores. Nossa reivindicação é o respeito à carreira, não apenas com salários, mais para a construção do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS)”, disse.

Os trabalhadores da educação da rede municipal buscam dialogar com o executivo e o legislativo para avançar na elaboração do PCCS a partir das defesas e necessidades dos educadores. Segundo relata o dirigente sindical, existe um esboço de PCCS elaborado pela secretária municipal de educação, sem participação da categoria. 

“O Plano de Carreira é do servidor, é uma política continua que deve ser construída coletivamente pela categoria. A administração pode participar, mas lembrando que as defesas não devem atender somente aos interesses do governo”, destaca reivindicando o debate com os vereadores.

O debate para a construção do PCCS, assim como a luta para a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional, são as pautas em debate com a categoria. A subsede do Sintep/Nova Mutum está com ampla representação nas escolas do município, onde elegeu RUES (Representantes de Unidades Escolares) nas 17 escolas e creches, entre as 18 unidades municipais existentes.