Profissionais de Nova Mutum cobram valorização salarial na Câmara de Vereadores
Ato na Câmara Municipal ocorreu durante solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Publicado: 11/03/2025 18:13 | Última modificação: 11/03/2025 18:13
Escrito por: Roseli Riechelmann

Os profissionais da educação da rede municipal de Nova Mutum (242 km de Cuiabá) cobraram compromisso dos vereadores com a valorização salarial. Na noite de segunda-feira (10/02), lotaram a Câmara Municipal durante solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Com faixas e cartazes, os representantes da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município, destacavam que o caminho para valorizar as mulheres, maioria no segmento da educação.
Segundo o presidente da subsede do Sintep/Nova Mutum, Márcio Nascimento, a cobrança por melhorias salarias é para toda a categoria, homens e mulheres, contudo foi oportuno a presença na data alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, para tirar do discurso o compromisso com os direitos das mulheres, entre os quais salários dignos.
.jpeg)
O presidente informa que a pauta sobre recomposição salarial é uma das que estará em debate nesta quarta-feira (12/03), numa reunião às 18 horas, com os representantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal. “Foi oportuna nossa participação na atividade legislativa de segunda-feira, para inclusive estender o convite a reunião desta quarta, a mais vereadores. Nossa reivindicação é o respeito à carreira, não apenas com salários, mais para a construção do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS)”, disse.
Os trabalhadores da educação da rede municipal buscam dialogar com o executivo e o legislativo para avançar na elaboração do PCCS a partir das defesas e necessidades dos educadores. Segundo relata o dirigente sindical, existe um esboço de PCCS elaborado pela secretária municipal de educação, sem participação da categoria.
“O Plano de Carreira é do servidor, é uma política continua que deve ser construída coletivamente pela categoria. A administração pode participar, mas lembrando que as defesas não devem atender somente aos interesses do governo”, destaca reivindicando o debate com os vereadores.
O debate para a construção do PCCS, assim como a luta para a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional, são as pautas em debate com a categoria. A subsede do Sintep/Nova Mutum está com ampla representação nas escolas do município, onde elegeu RUES (Representantes de Unidades Escolares) nas 17 escolas e creches, entre as 18 unidades municipais existentes.