Profissionais da rede municipal de educação paralisam parcialmente as atividades nesta terça (29)


Educadores acompanham na Câmara Municipal a votação da proposta que impede os professores interinos, em atividade, de renovar contrato por seis meses com o município

Publicado: 28/10/2024 11:45 | Última modificação: 28/10/2024 11:45

Escrito por: Sintep-MT

Reprodução

Os trabalhadores da educação da rede municipal de Lucas do Rio Verde decidiram em assembleia convocada pela subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município, paralisar parcialmente as atividades, amanhã, terça-feira (29/10), para acompanhar a votação sobre o edital 04/2024, da prefeitura.

Os educadores acompanharão a sessão na Câmara Municipal que tratará da análise pela Comissão de Educação sobre o edital, que afeta diretamente os professores interinos da rede municipal.
O presidente em exercício do Sintep, Luis Fernando Guimarães Zen, destacou que os trabalhadores da educação não podem aceitar medidas que prejudiquem ainda mais os profissionais. “Nossa presença na Câmara será um ato de resistência, mostrando que a educação pública precisa ser prioridade e que o papel do professor precisa ser respeitado", disse. 

Ainda sobre a valorização da categoria, o secretário de Finanças, Eriksen Carpes, reforçou o compromisso da luta sindical para assegurar direitos. "Hoje mostramos mais uma vez que a união é nossa força. O Sintep está e estará sempre ao lado dos trabalhadores para garantir nossos direitos e, se necessário, intensificarmos nossas mobilizações".

A paralisação será parcial, sendo que os profissionais retomarão as atividades nas escolas após a sessão plenária. Contudo, ficou deliberado pela categoria que, caso as negociações não avancem, não está descartada uma paralisação total nas próximas semanas. Além disso, o sindicato já convocou uma nova assembleia para às 17h35, de terça-feira, onde serão debatidos novos encaminhamentos.

Edital

A matéria em debate na Câmara se refere ao edital 04/20024, publicado pela prefeitura, em outubro, anunciando o Processo Seletivo, em que um do item (15.34) inviabiliza os profissionais da educação celetistas e interinos de assumirem novas vagas caso sejam aprovados. Conforme o edital o profissional deverá aguardar seis meses do término do seu contrato anterior com o Município, para ser recontratado.

Para o Sintep/Lucas do Rio Verde a exigência é absurda, pois além de deixar o profissional sem trabalho e desvalorizar todo o esforço desses educadores, interrompe a continuidade do processo pedagógico que o educador realiza com os estudantes. 
A paralisação parcial nesta terça-feira (29/10) será uma manifestação do direito sindical, com respeito ao direito dos estudantes mediante reposição de aulas e estará assegurada sem prejuízos financeiros. O Sintep emitirá uma declaração oficial aos participantes.(com informações Sintep/Lucas do Rio Verde)