Profissionais da educação elaboram novo Plano de Cargos e Carreira da Categoria

O encaminhamento deliberado em assembleia da categoria contou com a participação do prefeito, gestores municipais e vereadores.

Publicado: 15/09/2023 18:00 | Última modificação: 15/09/2023 18:00

Escrito por: Sintep/Ipiranga do Norte

Sintep/Ipiranga do Norte
Professora mestra Rita de Cássia Araujo Silva fez a apresentação da legislação federal para

Os profissionais da Educação do município de Ipiranga do Norte (570 km de Cuiabá) estão em estudo para a elaboração do Plano de Cargos e Carreira do Magistério municipal. Na última quarta-feira (13/09), em assembleia com a categoria, nas dependências da escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, deram início aos estudos e debates para a desvinculação dos profissionais da educação do Plano de Carreira e Remuneração (PCR), geral.

A atividade contou com a presença da secretária municipal de educação senhora Elisangela Marin Carbonari, dos vereadores Eluir Cavassim, Celso, César Damo, Alessandra Cossul e Valmor Canaver, além da secretária municipal de Gestão Annye Leimann e o prefeito Orlei José Grasseli.

Sintep/Ipiranga do Norte
Assembleia da rede municipal reúne profissionais para estudo de novo Plano de Cargos e Carreira

A professora mestra Rita de Cássia Araujo Silva, fez a apresentação da legislação federal, que garante aos profissionais do magistério o direito de possuir um plano de cargo e carreira específico. Durante a explanação salientou a importância da inclusão do piso salarial a partir do nível médio na tabela salarial, que é a base para o cálculo dos salários dos professores. Destacou a importância de todos os profissionais da educação e esclareceu que no Plano de Cargo e Carreira é necessário a inclusão dos funcionários da educação. A professora afirma que: “Respeitar os profissionais da educação é respeitar a legislação federal”.

Durante a assembleia foi relatado como ocorreu, na administração anterior,  a exclusão do Plano de Cargo e Carreira dos Profissionais do Magistério, além dos equívocos presentes na legislação vigente, levando à necessidade da construção de um novo plano que tenha como base as exigências da legislação federal.

Professora faz apontamentos para a categoria, gestores e vereadores destacando a necessidade de adequação do Plano atual

Após os estudos, o prefeito e os vereadores propuseram a criação de uma comissão, a ser organizada com representantes da educação e do administrativo municipal, para construção de uma nova legislação que atenda os anseios da categoria. Diante do exposto foi solicitado celeridade no processo para que a lei seja aprovada o mais rápido possível, garantindo assim, o direito da categoria.

A presidente do Sintep/Ipiranga do Norte, Lovani Petrikic Schmitz resumiu este momento como ponto positivo para a categoria. “A meta agora é unir forças, criar a Comissão de Estudos, elaborar o Plano de Cargo e Carreira dos Profissionais do Magistério e apresentar à Câmara Legislativa para apreciação e aprovação”, conclui.