Profissionais da educação conquistam reajuste do piso salarial e RGA

Após diálogo com a prefeitura e secretaria municipal de educação, profissionais celebram a valorização, em 2024

Publicado: 22/01/2024 17:02 | Última modificação: 22/01/2024 17:02

Escrito por: Roseli Riechelmann/Sintep-Novo Mundo

Subsede/Novo Mundo
Registro da reunião. Da esquerda para direita secretário de educação, Nelcimar Alves de Lima, o prefeito Antônio Mafini, a presidente da subsede, Valdenice Almeida, e dirigentes Dayane Constante e Adriano Mafini.

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) em Novo Mundo celebra a conquista da recomposição do Piso Salarial e inflação. As negociações entre o sindicato e a administração municipal foram concluídas com um reajuste de 7,62% nos salários dos trabalhadores da educação. Para janeiro, a prefeitura efetuará o pagamento de 3,62%, correspondente à correção do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), mais 4% de Revisão Geral Anual (RGA).

De acordo com a presidente da subsede do Sintep/Novo Mundo, Valdenice Almeida, o diálogo contínuo com a gestão municipal possibilitou o avanço nessa conquista. A dirigente destaca a abertura para negociação por parte do secretário municipal de educação, Nelcimar Alves de Lima, e do prefeito Antônio Mafini.

"Enfatizamos ainda que a diretoria da subsede continuará a manter a interlocução para, juntamente com a administração municipal, avançar em outras demandas referentes a anos anteriores", ressaltou a presidente.

A reunião entre a prefeitura e a secretaria de educação ocorreu em 17 de janeiro. Na ocasião, a administração, representada pelo prefeito e pelo secretário municipal de educação, oficializou o cumprimento dos índices para 2024, sendo 4% de RGA (Revisão Geral Anual) e mais 3,62% referentes ao reajuste do Piso Salarial do ano de 2024 para todos os profissionais da educação (professores, técnicos administrativos e apoios administrativos escolares - funções limpeza, merenda, motoristas e vigias), com retroativo a janeiro de 2024.