Professores lançam projeto com aulas gratuitas de música a estudantes de Escola de VG


As aulas de flauta doce começaram na Escola Estadual Dunga Rodrigues em setembro de 2022

Publicado: 21/09/2022 10:42 | Última modificação: 21/09/2022 10:42

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

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O projeto que recebeu o nome de “Sopros da Vida”, tem um sentido duplo e muito oportuno. Com a iniciativa de dois professores que lecionam na Escola Estadual Dunga Rodrigues em Várzea Grande, as aulas de flauta doce, ensinam aos alunos a importância da música contribuindo no processo de ensino-aprendizagem, e faz referência ao período da pandemia, onde muitos perderam, literalmente o fôlego da vida.

Um dos idealizadores do projeto, professor Jonas de Souza, é efetivo em Língua Portuguesa e trabalha música com alunos da rede estadual desde 2009. “As aulas de flauta doce começaram na Escola Dunga Rodrigues em setembro de 2022, com o apoio da direção e com o incentivo dos demais colegas professores. O ‘Sopros de Vida’ é uma ação cultural com baixíssimo custo, porque as flautas podem ser confeccionadas na própria escola e doadas aos estudantes interessados. Só para se ter uma ideia, com uma barra de cano de PVC, podemos confeccionar aproximadamente nove flautas”, disse Jonas.

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Professor Jonas e a turma de estudantes que recebem aulas de Flauta doce.

A professora de Arte Anni Marisi Ortiz também é uma das responsáveis pela concretização do projeto na escola. “Eu sou Habilitada em música pela UFMT e sempre desenvolvi projetos musicais nas escolas por onde passei. Já o professor Jonas, também é músico e possui uma trajetória na construção da flauta doce feita com cano PVC. Quando nos conhecemos na semana pedagógica, tivemos a ideia de ofertar essas aulas aos nossos estudantes”, disse.

O projeto conta ainda com o trabalho voluntário do professor Dorileo Martins da Silva. As aulas acontecem todas segundas e quintas-feiras das 17h às 18h com alunos do ensino fundamental e médio. O professor Jonas explica a importância do trabalho e a satisfação e contribuir com o ensino, usando a música como ferramenta. “Os sentidos e significados possíveis ligados à música são explorados pelos jovens por meio de atividades que lhes mostrem um mundo sonoro interligado à escrita, a partir do estudo das teorias, técnicas, cantigas populares. É importante que os educandos conheçam o universo musical da flauta doce, tornando o caminho da aprendizagem mais significativo, sobretudo quando eles próprios têm a oportunidade de confeccionar e tocar o instrumento”, disse.