Professoras da base do Sintep-MT participam de pesquisa internacional sobre avaliação formativa

A CNTE organiza os professores brasileiros que integram o grupo de pesquisa realizada pela Internacional da Educação.

Publicado: 25/07/2023 18:12 | Última modificação: 25/07/2023 18:12

Reprodução

Professoras de três polos regionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) – Sinop, Várzea Grande e Campos de Júlio - integram o grupo de trabalho formado por 30 docentes brasileiros que participam da pesquisa da Internacional da Educação. O Brasil, junto com o Uruguai, representa a América Latina na pesquisa intitulada 'Círculos de Aprendizagem Conduzidos pelo Professor para Avaliação Formativa'. Ao todo, serão sete países participantes.

A secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e dirigente do Sintep-MT, Guelda Andrade, é responsável por acompanhar a pesquisa e participa do Seminário Internacional organizado pela CNTE junto com a IE, hoje (25) e amanhã (26), em Brasília,  rico espaço de formação de debate para os profissionais brasileiros.

Reprodução
Secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade, destaca que o  tema é muito importante e relevante para a educação brasileira

Guelda esclarece que a pesquisa terá de 3 anos, durante um ano os professores serão assistidos pelos facilitadores do Grupo Gestrado da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo à frente a professora doutora Dalila Oliveira. A Doutora Dalila é responsável pela condução da pesquisa sobre avaliação formativa.

“O tema é muito importante e relevante para a educação brasileira, considerando as avaliações padronizadas que têm sido aplicadas nas escolas, sem levar em conta os contextos e as realidades que esses estudantes vivenciam, a diversidade territorial e humana que temos no Brasil. Essas avaliações são muito ruins e desumanas, não retratam a realidade, pois vêm de fora para dentro”, esclareceu.

A proposta da pesquisa da IE é uma avaliação formativa, com construção coletiva e realizada com estudantes dos anos iniciais. “Ela é fundamental para que possamos repensar e desconstruir o conceito negativo que temos sobre avaliação. Trata-se de uma pesquisa comparativa que possibilitará a comparação dos resultados do Brasil com os outros países participantes da pesquisa como Ásia por exemplo, e com todos os demais participantes. Será possível encontrar um denominador comum e provar que uma avaliação humana é possível”, relata.

Reprodução
As profeossoas de Mato Grosso entre a dirigente da CNTE e Sintep-MT, com Martin Henry, coordenador internacional da pesquisa, IE

Segundo a educadora, todos os professores, incluindo as três representantes de Mato Grosso - Rejane Gomes Martins, Adriana Cristina Sanches Reis e Francismere Rodrigues Dipieri Grandis - receberão um certificado internacional pela participação e contribuição à pesquisa. As ferramentas de avaliação foram criadas com base em metodologias freirianas. “A elaboração foi feita por um professor americano que estudou Paulo Freire”, ressalta Guelda.

Internacional da Educação:
A Internacional da Educação é uma Federação Sindical Global que reúne organizações de professores e outros funcionários da educação de todo o mundo. Por meio de suas 383 organizações membros, incluindo a CNTE no Brasil, representa mais de 32 milhões de professores e pessoal de apoio educacional em 178 países e territórios".