Professora de Mato Grosso apresenta pesquisa no 10º Congresso da Internacional da Educação


Trabalho realizado pela educadora teve apoio do Sintep-MT e CNTE

Publicado: 30/07/2024 18:25 | Última modificação: 30/07/2024 18:25

Escrito por: Roseli Riechelmann

Reprodução

Nesta segunda-feira (30/07), o Sintep-MT foi destaque no 10º Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE), em Buenos Aires, Argentina, com a apresentação da pesquisa da professora Francismere Rodrigues Depieri Grandis, de Campos de Júlio. A educadora falou sobre o trabalho “A Magia do Encanto da Descoberta da Leitura”, desenvolvido com 126 estudantes da Escola de Ensino Fundamental Germano Lazaretti, no município.

A pesquisa, iniciada em março de 2023, com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Sintep-MT, foi gestada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), num trabalho de coletivo com profissionais da educação de todo o Brasil. 

Reprodução
Pesquisadora Franscimere Rodrigues Depieri Grandis, de Campos de Júlio (MT) apresenta trabalho em Congresso mundial

Na oportunidade, a professora Francismere Grandis destacou o sucesso da atividade dentro do Ciclo de Aprendizagem dos estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental. Conforme relatou, as cinco turmas que participaram, formadas por estudantes na faixa dos 6 anos, desenvolveram a autoavaliação, aprendendo a ter conhecimento sobre o que precisavam melhorar e o que tinham aprendido.

O processo de avaliação, realizado pelos professores que auxiliaram no trabalho de pesquisa, surpreendeu até mesmo os pais dos estudantes. “Desconstruíram a ideia de avaliação por nota, adotando a avaliação formativa, que acompanha de forma contínua durante o ano a aprendizagem, não apenas nas notas de provas”, relatou.

A professora destacou também que, através dos estudos coletivos, os pesquisadores tiveram a noção da liderança na docência e a importância de serem líderes docentes.

Os debates e estudos prosseguem até o dia 2 de agosto (sexta-feira), quando se encerra o Congresso Mundial da Internacional da Educação (IE), que este ano reune cerca de 1.200 representantes da luta sindical em defesa da educação pública de mais de 150 países. O evento é o órgão máximo decisório da Internacional da Educação (IE).

Reprodução
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, participa do evento, que é órgão máximo decisório da IE.

“Estamos debatendo e participando de mesas diversas com temas sobre direitos dos povos indígenas, o bem-estar do educador, as tecnologias na educação, e até mesmo sobre a função da carreira docente e a escassez mundial de professores”, registrou o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.