Professor Henrique Lopes é reeleito  para mais quatro anos na presidência da CUT-MT

Delegados e Delegadas do 13º CECUT votam por unanimidade na chapa única "CUT de Luta para resgatar nossos direitos"

Publicado: 24/07/2023 13:00 | Última modificação: 24/07/2023 13:00

Escrito por: Redação/CUT-MT

CUT-MT/Francisco Alves

Os delegados e delegadas do 13º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CECUT-MT) concluíram seus três dias de debates no domingo, 23 de julho, elegendo nova diretoria para o quadriênio 2023-2027. Durante o evento foram aprovados o Plano de Lutas estadual, o texto base da 14° CONCUT, com emendas, e a nova direção, com a reeleição do professor Henrique Lopes (Sintep-MT) como presidente da CUT-MT, pela chapa "CUT de Luta para resgatar nossos direitos".

CUT-MT/Francisco Alves

Em seu discurso, Henrique Lopes reafirmou sua determinação em conduzir a luta da central pelos próximos quatro anos, enfrentando os desafios necessários em prol da classe trabalhadora. Ele destacou as dificuldades enfrentadas no primeiro mandato com a Pandemia da Covid-19, o que impediu a realização de muitas atividades presenciais. “No entanto, a CUT-MT não deixou de lutar, utilizando redes sociais e carreatas, além de participar ativamente da luta pelo movimento "Fora Bolsonaro" e de outras atividades que demandaram sua presença”, lembrou.

CUT-MT/Francisco Alves
CUT-MT Livre, Autônoma e Classista.

No que diz respeito às lutas estaduais, Henrique Lopes destacou a importância da transformação do modelo econômico do estado de Mato Grosso, que historicamente se baseia  na exploração primária, agroexportadora, para um estado que promova uma relação mais próxima e justa com a terra e com os biomas, reduzindo a influência do latifúndio.

Em relação às conquistas, o presidente mencionou a reforma da sede em Cuiabá, realizada após a aquisição da sede própria durante a gestão de João Dourado (SEEB-MT), tornando o espaço acolhedor e adequado para debates, eventos e celebrações. Conforme Henrique Lopes, o grande desafio da CUT-MT será fortalecer a base sindical e recuperar sindicatos que foram afetados financeiramente pela pandemia, mas que já demonstraram disposição em retornar  à central sindical.

O presidente da CUT-MT encerrou sua fala reforçando aos companheiros da nova diretoria que a chapa "CUT de Luta para resgatar nossos direitos" está comprometida em retomar as conquistas que  foram retiradas dos trabalhadores. Ele reconheceu que não será uma tarefa fácil, mas com a vitória do governo democrático, a CUT-MT se encontra fortalecida e continuará seguindo o legado da Central como uma instituição Livre, Autônoma e Classista.

Confira a composição da nova direção Estadual da CUT-MT

>>>Veja mais fotos na página da CUT-MT no Facebook.