Prêmio Ruth Marques Corrêa da Costa será entregue nesta sexta-feira (05)

A ex-dirigente do Sintep-MT, Sidinei Cardoso, é agraciada na categoria “in memoriam”

Publicado: 04/08/2022 18:28 | Última modificação: 04/08/2022 18:28

Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participa na sexta-feira (05/08), às 17h, da entrega do Prêmio Professora Ruth Marques Correa da Costa, que, este ano, terá na categoria “in memoriam” a homenagem à companheira Sidinei de Oliveira Cardoso. E, em vida a advogada Daniella Veyga Garcia Nonato,

A premiação entregue pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado de Mato tem a finalidade de enaltecer as mulheres com histórias de enfrentamento e embate em prol dos direitos humanos das mulheres. O Sintep-MT, que traz essa bandeira como defesa fundamental da categoria, composta por 82% de mulheres, tem sido agraciado com a premiação para várias companheiras, que fizeram fileiras nas lutas pelos direitos das mulheres.

Homenageada

Sidinei Oliveira foi vítima de um acidente de ônibus no mês de maio de 2022, quando retornava para casa, após participar de mobilização sindical. A companheira morreu com o filho, Carlos André, que a acompanhava. A guerreira Sidinei integrava o coletivo de mulheres do Sintep-MT e participava das ações do CEDM-MT.

Mineira, do município de Mato Verde (MG) chegou criança, aos 8 anos, em
Mato Grosso. Apaixonada pela leitura e amante da poesia, cresceu com a paixão pelo magistério. Formada em Letras pela Unemat-MT, atuou na educação infantil e, na Educação Básica, como professora concursada da rede estadual, no município de Sinop.

Ex- dirigente do Sintep-MT, Sidinei Cardoso homenageada in memoriam

A companheira era uma militante ativa das lutas sociais. Era da diretoria da CUT-MT, representava o Sintep-MT no Conselho Nacional de Entidades e na Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação. E, fundadora do ‘Coletivo Feminista Sinop Para Elas’, movimento que marcava espaço em lugares fechados e nas ruas com palestras, passeatas, saraus, mobilizações e reivindicações.

Na categoria em vida, a homenageada será Daniella Veyga, militante das causas LGBTQIAP+ e dos direitos humanos, bacharel em direito, e a primeira travesti inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso

Quem foi a mulher que dá nome ao Prêmio

A professora Ruth Marques Correa da Costa, que dá o título a premiação, foi uma mulher com a vida dedicada ao magistério. Foi diretora da Escola Bernardina Rich por 19 anos, além de exercer o cargo de supervisora em várias escolas da Capital. É uma da professora primárias que em 1965 ajudou a criar a Associação das Professoras Primárias de Mato Grosso, embrião do Sintep-MT, sendo a primeira presidente da entidade.