Presidente do Sintep-MT tem agenda extensa pela regional Sul I do estado


Meta é dialogar e mobilizar a categoria para a luta sindical, além de visitas nas escolas para conhecer de perto os desafios enfrentados pelos educadores

Publicado: 09/03/2022 16:29 | Última modificação: 09/03/2022 16:29

Escrito por: Roseli Riechelmann

Sintep/Pedra Preta
O presidente do Sintep-MT e o diretor da regional Sul I dialogam com representante da comunidade escolar

Com uma agenda de quatro dias (08 a 12/03) pela regional Sul I do estado, Serra da Pretovina, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, e o diretor regional Bartolomeu Basili Belmonte, visitarão in loco várias escolas estaduais e municipais, além de cumprirem agenda sindical com as subsedes. Ao todo serão sete municípios visitados: Pedra Preta, Alto do Garças, Alto Araguaia, Alta Taquari, Rondonópolis, São José do Povo e Tesouro. 

Visita às escolas vivencia de perto os desafios e anseio dos profissionais da educação  

Desde o início do ano, os dirigentes do Sintep-MT incursionam pelos municípios do estado para tratar com a categoria sobre os direitos do reajuste de 33,24%, fruto da correção do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) e balizador para os salários de todos os trabalhadores da educação. Com a correção asseguram melhorias das condições de trabalho e direitos da carreira, reprimidos e impactados pela pandemia e pela política de austeridade. A conquista do piso tem sido ignorada por muitos prefeitos, a partir de orientações equivocadas, manifestas por entidades e associações dos gestores públicos. 

“Aproveitamos a presença nos municípios para reafirmar o direito à correção e esclarecer aos gestores que os recursos para esse pagamento estão assegurados pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que atualiza os repasses das verbas vinculadas da educação com base no valor aluno/ano”, destacou o presidente Valdeir.

Reunião na Prefeitura de Pedra Preta para debater a recomposição de  33,24% para os trabalhadores da educação municipal

A presença do dirigente tem ainda como objetivo a formação e a mobilização da categoria para a luta sindical nos municípios da regional, após cerca dois anos de atividades fragmentadas e de muitos retrocessos dos governos, estado e municípios, nos direitos e na própria gestão escolar. 

“O momento é de fortalecer a luta e precisamos nos reconectar com a militância com olho no olho, e convidamos todos para a resistência e enfrentamentos que precisarão ser feitos, diante das políticas implementadas nos municípios, no estado e no país”, destaca, e reafirmar a necessidade da filiação ao sindicato. “Juntos somos fortes”, concluiu.