Presidente do Sintep-MT participa de reunião com o Executivo municipal de Barra do Garças


Henrique Lopes reafirma, junto à Prefeitura e à categoria, a luta por valorização integral de todos os profissionais da educação no município.

Publicado: 05/09/2025 12:04 | Última modificação: 05/09/2025 12:04

Escrito por: Luiz Benitt

Luiz Benitt
Dirigentes da subsede de Barra do Garças com presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes, em reunião com vice-prefeito do município

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, esteve em visita oficial a Barra do Garças, na quarta e quinta-feira (3 e 4/09), onde foi recebido pelo vice-prefeito do município, professor Siverino Souza dos Santos. O encontro marcou a primeira rodada de conversas com a gestão municipal sobre a pauta apresentada pelos profissionais da educação municipal.

A agenda contou com a presença do presidente da subsede do Sintep em Barra do Garças e Pontal do Araguaia, professor Gibran Freitas, além de integrantes da diretoria regional e local: José Ivan Alves (diretor regional Leste), Delmaci Souza da Silva (vice-presidente) e Aldenizia Gomes de Resende (secretária).

Luiz Benitt
Presidente do Sintep-MT afirma ao vice-prefeito, Siverino Santos, que valorização da carreira não é seletiva

Para o presidente do Sintep-MT, a reunião é um passo fundamental para a abertura do diálogo com a administração, visando o avanço na pauta específica da valorização dos funcionários da educação municipal.

“Conquistamos avanços importantes para os professores em Barra do Garças, mas sabemos que a luta precisa ser estendida a todos os profissionais da carreira. Aqui, a pauta da valorização dos funcionários da escola é urgente e estratégica para o bom funcionamento das unidades. A gestão municipal sinalizou disposição para o diálogo, e isso abre a perspectiva de uma negociação que atenda às necessidades desses profissionais que sustentam o dia a dia da rede de ensino”, destacou.

Luiz Benitt
Gibran Freitas, da subsede do Sintep/BG e PA, busca a equiparação salarial como estabelece a legislação estadual

Gibran Freitas, presidente da subsede do Sintep/Barra do Garças e Pontal do Araguaia, lembra que, no primeiro semestre de 2025, os professores da rede municipal consolidaram uma luta coletiva, que resultou na equiparação salarial com a rede estadual.

“Agora, nosso desafio é fazer com que os funcionários da escola também sejam contemplados com a valorização, semelhante ao que já é executado pela legislação da educação estadual”, ressaltou.

Luiz Benitt
Trabalhadores  debatem correções aguardadas há anos para os educadores do município

Dentro da agenda de trabalho, o presidente do Sintep-MT também se reuniu com os profissionais da educação de Barra do Garças para um debate sobre essas distorções históricas que, há anos, afetam a carreira dos profissionais de apoio e técnicos. Uma situação que gera um quadro de desvalorização profissional, impactando diretamente na motivação e até na permanência desses servidores na rede.

Em sua fala à categoria, Henrique Lopes destacou a importância da mobilização e a urgência da negociação com o Executivo municipal para corrigir as desigualdades.

Luiz Benitt
A organização e o enfrentamento são os meios para avançar nas conquistas, destaca o presidente do Sintep-MT

“Valorização não pode ser seletiva. A qualidade da educação depende tanto dos professores quanto dos técnicos e profissionais de apoio. Nosso compromisso é garantir que todos tenham direitos, condições de trabalho dignas e sejam respeitados pelo papel essencial que cumprem na sociedade”, concluiu.