Na TV Vila Real, presidente do Sintep-MT avalia como caótico o início do ano letivo

O presidente reafirmou falta competência do atual secretário de estado de educação

Publicado: 08/02/2024 17:27 | Última modificação: 08/02/2024 17:27

Escrito por: Wagner Zanan

Wagner Zanan/Sintep-MT
Presidente do Sintep-MT, Professor Valdeir Pereira durante entrevista com os apresentadores do Jornal do Meio Dia, Lucio Sorje e Camila Dalavalle, na Tv Vila Real, canal 10.1

O presidente do Sintep-MT, professor Valdeir Pereira,  em entrevista no Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, canal 10.1  tratou sobre temas que afetam diretamente a qualidade da educação pública de Mato Grosso e os impacto na sociedade.

Entre as informações que o presidente do sindicato trouxe ao conhecimento público está o fato de que a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) aprovou artificialmente um grande volume de estudantes. “Que não estavam frequentando as escolas, que já estavam reprovados nos diários de classe, por faltas e notas e que agora aparecem matriculados nas séries seguintes como aprovados”, denunciou o sindicalista.

Questionado sobre as condições do início do ano letivo 2024, o presidente do Sintep-MT destacou que o governo de Mato Grosso teve mais de 2 meses para prepara o início do ano letivo e mesmo assim, não conseguiu organizar, faltam profissionais da Educação para iniciar o ano letivo “O governo, a Seduc-MT sabiam da demanda necessária e não conseguiram organizar para que essa atribuição ocorresse umas duas semanas antes do início do ano letivo”, afirmou Valdeir.

Valdeir informou ainda que o Sindicato chegou a receber denúncias de professores que buscavam aulas na rede estadual que nem mesmo o processo seletivo realizado no final do ano passado pelo próprio governo foi por ele respeitado. “Chegou ao nosso conhecimento que por meio de um convênio, professores de outros estados que nem participaram do processo seletivo estão tendo aulas atribuídas, enquanto os professores que participaram e pagaram pelo seletivo ainda esperam pela atribuição.”

Ao ser questionado sobre a crítica de que falta competência ao atual titular da pasta, Valdeir Pereira reiterou que o atual Secretário de Estado de Educação, o engenheiro Alan Porto, não tem condições técnicas para ocupar o cargo. “A gente tem uma secretaria de educação que não tem um compromisso com a sociedade, com os nossos estudantes e além disso pratica coisas que são mirabolantes. Fruto de ter à frente da secretaria de educação, um secretário que não tem compromisso com a educação e com a sociedade do nosso estado”, reiterou.

O presidente ainda abordou a necessidade de realizar concurso público para preencher as vagas abertas no quadro de servidores da educação, destacou que o Sintep-MT tem em sua página na Internet canais para receber denúncias de professores e servidores e de qualquer cidadão. Valdeir reafirmou que o diálogo que falta por parte da secretaria de educação com a categoria é um dos fatores que torna ainda mais desastrosa a atuação da Seduc-MT e finalizou destacando que os trabalhadores e trabalhadoras da educação pública estadual, bem como servidores de todas as áreas do estado estão lutando para fazer valer seu direito ao RGA integral.

Cilque aqui e confira a íntegra da entrevista.