Por que o governo Mauro Mendes ignora audiências com o Sintep/MT?

Documento protocolado em fevereiro de 2021 na Seduc/MT , Casa Civil e Seplag elenca 11 pautas prioritárias da categoria da educação

Publicado: 25/05/2021 11:36 | Última modificação: 25/05/2021 11:36

Sintep-MT

Desde o mês de dezembro de 2020 o governo Mauro Mendes ignora, ao não responder aos ofícios do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), que elenca reivindicações da categoria para o ano de 2021.

Nos documentos protocolado na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Planejamento e Gestão, e Casa Civil, o Sintep/MT está a pauta de reivindicações da categoria que elencou 11 pautas prioritárias. Para além da necessidade de organização conjunta do ano letivo remoto, em 2021, devido a pandemia, o Sindicato já cobrava o cumprimento dos direitos constitucionais da categoria, que estão sendo desconsiderados pela gestão Mauro Mendes, desde que assumiu o Palácio Paiaguás.

Os trabalhadores da educação da rede estadual estão sem correção salarial desde 2019, vindo de um calote ainda na gestão anterior (Pedro Taques). O arrocho reduziu em mais de 35% o piso salarial dos trabalhadores da Educação, apesar do governo Mauro Mendes e maioria parlamentar defenderem contraditoriamente a Educação como "essencial".

Todos sabemos que a Educação é prioridade, assim está estabelecido pela Constituição Federal, desde 1988. Contudo, ao tratar juridicamente a Educação como "essencial", os governos alinhados à política de menos Estado, reduz investimentos e querem colocar cabresto nas decisões dos trabalhadores, cortando direitos, principalmente dos estudantes. Precisamos ser prioridade na agenda do governo", alertou o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Confira na íntegra o Ofício encaminhado

Assessoria Sintep-MT