Por falta de quadro técnico a prefeitura de Confresa remarca reunião com Sintep para segunda (8)

Os trabalhadores da educação municipal cobram da prefeitura transparência no orçamento da educação com garantias de salários em dia

Publicado: 05/07/2024 10:30 | Última modificação: 05/07/2024 10:30

Sintep/Confresa

A prefeitura de Confresa marca para a próxima segunda-feira (08/07), às 14 horas, nova reunião para esclarecer questionamento apresentados pela subsede do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público) no município. Os educadores cobram justificativas para o atraso no pagamento salarial realizado em maio, quando parte da categoria ficou 18 dias sem receber.

Segundo os dirigentes sindicais, atraso salarial é uma prática que não é mais justificável, pois a educação tem recursos vinculados com base no número de matrículas. Conforme o diretor regional interino da Leste III do Sintep-MT, Araguaia/Xingu, Djalma Francisco, não há justificativa concreta para que a prefeitura promova esses atrasos salariais, a não ser que esteja ocorrendo inconsistências na folha.

Sintep/Confresa
Reunião conduzida pelo vice-presidente do Sintep/Confresa, Ronan Ribeiro, no auditório da Câmara de Vereadores, em que se debateu a falta de compromisso da gestão com salários dos educadores

Os profissionais realizam mobilização nas redes sociais para informar à sociedade sobre os atrasos salariais, as perdas do poder de compra, o não cumprimento dos percentuais (12%) para que o piso do município esteja na proporcionalidade do piso salarial nacional.

“Iremos aguardar o resultado da reunião de segunda-feira (8), em frente a prefeitura. Logo após, faremos nova Assembleia para deliberação das próximas ações, informa o vice-presidente da subsede do Sintep/Confresa, Ronan Mendes da Silva Ribeiro.

A cobrança do Sintep/Confresa está sustentada nos estudos do orçamento da educação municipal, que comprovam viabilidade orçamentária para o pagamento dos salários em dia, para todos os profissionais da educação. Resta agora conhecer onde a administração está gastando os recursos da educação.