Pesquisador do Inep será o palestrante do 4º Conselho de Representantes do Sintep-MT


Especialista em avaliação educacional João Horta fará a análise de conjuntura na abertura dos dois dias de atividades

Publicado: 10/11/2023 16:28 | Última modificação: 10/11/2023 16:28

Escrito por: Roseli Riechelmann

REPRODUÇÃO
Pesquisador do Inep fará a análise de conjuntura na abertura do 4º Conselho de Representantes do Sintep-MT

O pesquisador João Luiz Horta Neto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), especialista em políticas sociais e com ampla experiência em avaliação educacional, fará a análise de conjuntura durante o 4º Conselho de Representantes do Sintep-MT. O evento acontecerá no formato híbrido, com participação presencial na sede central do sindicato, em Cuiabá, no dia 25 de novembro, das 8h30 às 12h.

O Conselho de Representantes, reúne dirigentes e delegados eleitos pelas subsedes do Sintep-MT com propósito de fazer a análise periódica dos cenários educacionais, abordando a rede estadual e redes municipais. O foco é validar os direitos dos educadores, incluindo piso salarial profissional, concurso público e respeito à carreira. Durante o encontro, estratégias serão discutidas para enfrentar medidas que não atendem às defesas e que impactam na qualidade e no direito à educação para todos.

A abertura do evento no sábado (25) com a palestra do convidado João Horta, será transmitida pelo Facebook do Sintep-MT. Em seguida, serão desenvolvidos debates em grupos, abordando desafios como redimensionamento, militarização de escolas, evasão escolar, sobrecarga de trabalho, descumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional, excesso de avaliações, retirada de liberdade de cátedra, e conflitos no processo de atribuição de turmas para 2024.

Arte Sintep-MT

Os trabalhos de grupos serão organizados em cinco macrorregionais estabelecidas pelo sindicato (Nortões, Médio Norte e Noroeste, Sul I e II, Lestes e Oestes). As conclusões desses grupos serão apresentadas de forma coletiva no domingo (26), durante uma reunião para deliberar coletivamente sobre as ações de enfrentamento às políticas.

Para o Sintep-MT, a busca incessante por melhores pontuações em provas e avaliações, especialmente na rede estadual de educação, tem acarretado danos irreversíveis na formação dos estudantes e na carreira dos profissionais da educação. O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destaca que as políticas implantadas com uma pretensa qualidade da educação, como o apostilamento, excesso de avaliações, têm retirado a liberdade de cátedra, transformando o ensino em treinamento para provas, prejudicando o aprendizado dos estudantes.

As medidas adotadas em Mato Grosso, como terceirizações, redimensionamento, militarização das escolas públicas, processo seletivo para ocupação de vagas, arrocho salarial e sobrecarga de trabalho, impactam diretamente nas políticas educacionais defendidas, bem como na carreira dos educadores.

O Conselho de Representantes reserva na programação momentos para relatos, repasses de informes sobre a organização financeira e sindical da entidade, além de orientações da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educadores (CNTE) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).