Pesquisa do MEC busca conhecer a demanda para formação superior específico e Profuncionário

Sintep-MT divulga o questionário que deverá ser respondido por todos os interessados, na rede estadual e redes municipais, tendo ou não a profissionalização

Publicado: 01/12/2023 13:29 | Última modificação: 01/12/2023 13:29

Fábio Nakakura/MEC
Secretária de Assuntos Educacionais da CNTE e membro-titular no GT, Guelda Andrade, presente na reunião ao lado de José Valdivino Moraes, secretário executivo da Confederação e suplente no GT.

O Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) divulga pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para levantamento de demandas dos funcionários da educação pública estadual e municipal, interessados em cursar o Profuncionário. Os interessados deverão responder o questionário já disponibilizado pelo link Clique Aqui, até o dia 11 de dezembro.

Segundo a secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Sintep-MT, Guelda Andrade, a pesquisa é resultado da persistência da CNTE junto ao MEC, para a retomada da política de formação para funcionários de escola. O questionário, elaborado por um Grupo de Trabalho, fará o levantamento nacional dos interessados pela profissionalização com objetivo de avançar na política de formação, abandonada com o processo de desmonte da educação, desde o governo de Michel Temer.

Reprodução
Guelda Andrade, secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Sintep-MT

Guelda Andrade destaca os cuidados por parte da SETEC/MEC, para a atualização do material e a criação de outros cursos específicos, considerando as novas demandas do mundo contemporâneo e das necessidades que surgem no espaço escolar. “Neste momento, a urgência é iniciar a formação com as quatro habilitações, que já existem, na oferta do Profuncionário, considerando que o GT tem prazo”, destacou.

Segundo a dirigente, a próxima reunião do GT está marcada para o dia 11/12. Neste encontro para além da pauta, iniciaremos o relatório para entregarmos ao ministro da Educação, já com o levantamento da demanda para a profissionalização e outras demandas reprimidas, como a necessidade da inclusão dos funcionários no Censo escolar, de forma detalhada, como é feito com o professor e a oferta do curso superior específico”, ressaltou.

Conforme Guelda, outra necessidade preeminente é consolidar a formação para os Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI). E Mato Grosso reúne experiência com os trabalhos desenvolvidos com o IFMT. Contudo, para além dessas demandas, o questionário prevê o levantamento de demanda para a formação específica do curso superior.

Para Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), que foi precursor do programa Profuncionário, a partir do Arara Azul, o resgate da política de formação de funcionários é uma vitória a ser comemorada, considerando a necessidade da implantação do curso superior específico para todos.

Sintep-MT
Klebis Marciano, secretário de Funcionários/as do Sintep-MT

O Sintep-MT informa aos interessados que o formulário poderá ser respondido uma única vez. “Nossa expectativa é que se repita no levantamento do MEC o resultado que tivemos na pesquisa feita em Mato Grosso para o curso superior com um número de 10 mil candidatos”, afirma o secretário de Funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano.

Sintep-MT