Pelo Fim do Confisco, Aposentados/as vão cobrar ALMT aprovação da PEC 07/2022

O ato desta quarta (07), começará com a concentração dos servidores às 8h, em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso e, depois, seguirá dentro da Casa de Leis, para acompanhar a votação.

Publicado: 05/12/2022 15:33 | Última modificação: 05/12/2022 15:33

Escrito por: Andressa Boa Sorte/Sintep-MT

Sintep-MT

Os aposentados e pensionistas já se mobilizam para o Ato em prol da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 07/2022, que visa corrigir a injustiça praticada pelo estado, e que confisca 14% das aposentadorias e pensões dos servidores públicos.

Na última sessão plenária, realizada em 30 de novembro, o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, fez a promessa de que que a PEC será pautada nesta quarta-feira, 07/12. Servidores públicos estaduais de diversas categorias já se organizam para acompanhar a votação da proposta e como será o posicionamento de cada parlamentar.

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, ressalta que grande parte desses aposentados são oriundos da educação e estão entre os mais prejudicados com o confisco. “A questão principal e que é nossa luta, é de o desconto do INSS comece a incidir somente sobre os proventos daqueles que recebem a partir do teto da previdência, que hoje está em R$ 7.087,22.

Dessa forma, os que recebem menos não serão tão penalizados. Para essa alteração ocorrer, precisamos do apoio de 16 deputados estadual votando a favor da aprovação da PEC 07/22. Aprovar essa PEC é uma questão de justiça com quem já contribuiu uma vida inteira e agora merece ter ao menos a remuneração suficiente para sua subsistência”, disse Valdeir.

ASSISTA AO VÍDEO DA CONVOCAÇÃO

A secretária de Seguridade Social do Sintep-MT, Angelina Oliveira, disse que o Sindicato tem feito um trabalho constante, de ir à Assembleia, visitar gabinetes, buscar conversar pessoalmente com os deputados e deputada e expor a situação vivida pelos aposentados e aposentadas de Mato Grosso, desde antes do governo começar a confiscar os benefícios de aposentadorias e pensões.

“Parece pouco pra quem é milionário e não depende de uma aposentadoria. Mas essa não é a realidade dos nossos aposentados e pensionistas. Esse desconto abaixo do teto do INSS afetou o orçamento das famílias. Cortou o dinheiro que essas pessoas usavam para custear tratamentos médicos, remédios. Prejudicou a qualidade de vida. O estado tem dinheiro para corrigir essa injustiça e parar de saquear justamente os que menos recebem. Por isso, continuaremos a lutar pelo fim do confisco, buscando apoio do legislativo”, disse a sindicalista.

“Parece pouco pra quem é milionário e não depende de uma aposentadoria. Mas essa não é a realidade dos nossos aposentados e pensionistas. Esse desconto abaixo do teto do INSS afetou o orçamento das famílias."

O ato desta quarta (07), começará com a concentração dos servidores às 8h, em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e depois, seguirá dentro da Casa de Leis, para acompanhar, das galerias, a votação da sessão plenária.

BAIXE O CARD DA CONVOCAÇÃO

Sintep-MT