O repúdio ao vandalismo e aos atos terroristas que ocorreram no dia de hoje em Brasília

Os atos terroristas que ocorreram no dia de hoje deve ser acompanhado da punição rigorosa de todos os envolvidos!

Publicado: 08/01/2023 22:46 | Última modificação: 08/01/2023 22:46

Escrito por: Redação/CNTE

Reprodução

O Brasil presenciou na tarde do dia 08 de janeiro de 2023 fatos repugnantes de criminosos e terroristas bolsonaristas invadindo as sedes dos poderes legislativo, executivo e judiciário da União e, com a violência que sempre os marcou, depredando absolutamente tudo o que viam pela frente.

A horda dos terroristas, que não aceita o resultado eleitoral e o sistema democrático que rege o Brasil, avançou no começo da tarde deste domingo rumo à Praça dos Três Poderes, e sob a leniência, conivência e apoio tácito da Polícia Militar do Distrito Federal, promoveu a depredação dos bens públicos e dos símbolos mais caros da nossa República.

Contra a soberania popular, as ações promovidas no dia de hoje devem ser exemplarmente e rigorosamente punidas, com a identificação dos financiadores desses atos e dos criminosos que deles participaram.

A pedido do Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, o afastamento do atual Secretário de Segurança Pública do DF, ex-Ministro da Justiça de Bolsonaro e que se encontra no dia de hoje em Miami, não é suficiente e não responde aos anseios da sociedade brasileira. Estarrecido com o ocorrido, o povo brasileiro exige que a intervenção federal na segurança pública do DF, decretada pelo Presidente Lula no fim da tarde de hoje, deve imediatamente demitir o atual comandante da Polícia Militar distrital que, no mínimo, prevaricou sobre os atos lamentáveis desse domingo. É fundamental identificar e, igualmente, punir os agentes públicos que não honram a confiança que a sociedade brasileira lhes conferiu e que, via Fundo Constitucional federal, lhes paga o salário.

É inaceitável esse ataque ao Estado brasileiro que, destruindo o patrimônio do povo, em nome de um suposto patriotismo, fere a soberania do país, ataca os símbolos da República e os pilares de nossa democracia, além de utilizar a nossa bandeira nacional, símbolo maior da nossa pátria, como uniforme de combate à Constituição brasileira. E, pior: tudo isso estimulado pelo ex-presidente fascista.

A democracia só sobreviverá quanto mais rigorosas forem as investigações e punições que de hoje não podem passar. É urgente a prisão dos financiadores desses atos, dos criminosos que os perpetraram e das forças de segurança e agentes públicos que deles foram cúmplices.

Da parte da sociedade civil, dos movimentos sociais e sindical brasileiros, resta a vigilância permanente da nossa democracia e de suas instituições, ocupando as praças e ruas de todo o país para defender a soberania do voto popular que elegeu Lula Presidente em 2022! Não toleraremos quaisquer ameaças contra o governo que o povo brasileiro elegeu! Pela democracia lutamos ontem, hoje e sempre! Fascistas e terroristas, não passarão! Pela democracia brasileira, estamos todos vigilantes!

Brasília, 08 de janeiro de 2023
Direção Executiva da CNTE