Nota Pública sobre posição autocrática da Seduc-MT


Numa decisão contraditória Seduc-MT compromete profissionais da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel.

Publicado: 25/09/2023 10:59 | Última modificação: 25/09/2023 10:59

Escrito por: Presidente da Subsede Juína/Carlito Rocha

Reprodução

A Subsede do SINTEP-MT de Juína, classifica como autocrática o posicionamento da Secretaria de Estado de Educação, ao considerar que emanou da própria SEDUC, com foco nas relações etnicorraciais, de gênero e de diversidade sexual e religiosa, a SOLICITAÇÃO, via email, para que o Grêmio Estudantil abordasse tais temas transversais, a partir de uma agenda enviada à instituição de ensino, pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

Ao atender a solicitação, o Grêmio decidiu abordar a temática por meio de uma palestra. Durante o evento houve um “grito” com palavras dirigidas à todas as diversidades. O ato, foi interpretado pelo recorte de um vídeo, como um ABSURDO que circulou sem a prévia autorização dos envolvidos. Ação que requer vistas da base legal, contudo, reverberou no INJUSTO AFASTAMENTO da profissional que se encontrava interinamente na atual gestão da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel.

A profissional afastada não teve direito de defesa, nem foram “investigadas” em que circunstâncias se deu o fato, ocasionado pelo recorte do vídeo supracitado. Em nenhum momento houve consideração da SEDUC, pela sua servidora, nem amparo contra a ação de vilipêndios sofrida por terceiros, alheios ao que realmente aconteceu.

Diante do exposto, manifestamos publicamente nossa indignação com a dimensão do ocorrido, assumido todas e quaisquer ações de DEFESA da trabalhadora da educação da rede estadual, cujos direitos devem ser plenamente preservados. Opomo-nos firmemente às práticas arbitrárias, e ao adverso resultado escolhido pela SEDUC.

O Sintep, subsede de Juína – MT, além de declarar apoio sem restrições à trabalhadora, expõe o tratamento despótico de natureza tirânica que vem sofrendo os trabalhadores da educação da rede pública estadual, tornando público a forma pela qual são tratados todos e todas, que ao entendimento, desse órgão público desagradam seu comando autoritário e reacionário.

“Quem participa delibera”.

Juína-MT, 25 de setembro de 2023.
Carlito Pereira da Rocha
Diretor Regional do Sintep-MT
Presidente da Subsede de Juína