Nota de repúdio pelo desrespeito ao diretor de escola estadual de Poconé

Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso

Publicado: 21/10/2022 10:31 | Última modificação: 21/10/2022 10:31

Escrito por: Sintep-MT

Arte Jadson Oliveira

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) manifesta total apoio ao diretor da Escola Estadual Eucáris Nunes Cunha Moraes, em Poconé (100 km da capital), Ricardo Assis, que na última semana tem sofrido atos de difamação e ofensas de pessoas transfóbicas na comunidade escolar.

A violência gerada pela polarização política, sustentada por fake news, que promove desrespeito humano e desprezo ao outro, ocasionou em Poconé, uma situação lamentável e desumana. Durante um trabalho desenvolvido com os estudantes sobre racismo, para o dia da Consciência Negra, um grupo de educadores populares esteve na escola para a realização do projeto. Entre os membros, uma mulher trans, que por circunstâncias específicas e fisiológicas utilizou o banheiro feminino das estudantes.

A situação pontual gerou uma polêmica na unidade e no município, que acabou por interromper o projeto educativo e promoveu práticas de ameaças e intimidação contra a educadora, bem como contra o gestor da unidade. Ricardo Assis tem mais de 22 anos de atuação na mesma unidade escolar de Poconé, é um profissional respeitado e querido pela comunidade escolar, a qual o elegeu diretor por três mandatos, sendo o atual, ocorrido por processo seletivo, no qual foi selecionado por ter conquistado a primeira colocação.

O Sintep-MT desacredita em conceitos fundamentalistas que aprisionam a mente das pessoas e, de forma ainda mais grave, ameaçam toda uma sociedade pela prática antidemocrática.

A direção do Sintep-MT, defensora da política de gestão democrática, acredita que o ocorrido, deveria ter sido debatido, tratado e encaminhado na própria unidade. Contudo, a atitude abjeta de segmentos transfóbicos tornou a situação um caso de polícia, pois a direção da escola necessitou buscar apoio na Segurança Pública, registrando Boletim de Ocorrência, diante de graves ameaças à integridade física e moral do gestor e do grupo de educadores e educadoras.

O Sintep-MT lamenta que condutas desrespeitosas, preconceituosas e violentas ocorram no ambiente escolar e, mais triste ainda, que tenha se intensificado dentro das unidades escolares do país. O Sintep-MT reafirma o apoio ao diretor Ricardo Assis e aos profissionais vítimas de preconceito e ódio durante a visita ao município de Poconé.

Cuiabá,21 de outubro de 2022

a Direção Sintep-MT

Livre, Democrático e de Luta!