NOTA DE REPÚDIO AO GOVERNADOR MAURO MENDES, A SEDUC E A DRE DE VG
DESMONTE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, PERSEGUIÇÃO A DIRIGENTES SINDICAIS E DEMISSÃO SUMÁRIA DE GESTORES, COORDENADORES E SECRETÁRIOS
Publicado: 03/07/2023 17:57 | Última modificação: 03/07/2023 17:57
Escrito por: Sintep/VG
O SINTEP Várzea Grande, vem a público repudiar a forma intransigente, autoritária e desrespeitosa com que o governador Mauro Mendes e sua equipe na Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/MT vem tratando a Educação em nosso estado.
São vários os ataques à Educação Pública Estadual, a começar pelo desrespeito às conquistas salariais dos educadores, seguindo do fim da Gestão Democrática nas escolas e agora, com a prática de DEMISSÕES SUMÁRIAS de servidores nas funções de direção escolar, coordenação pedagógica e secretário escolar, ocorridas em várzea grande e no estado na última sexta (31/06).
O respeito à gestão democrática nas escolas e os princípios republicanos no trato com a coisa pública deveriam nortear a ação de todo e qualquer gestor público. Lamentavelmente não é o que vem ocorrendo na gestão no governo do empresário Mauro Mendes que desde seu primeiro mandato vem desmontando a educação pública e a democracia no interior das escolas.
O Sintep/VG se solidariza com os trabalhadores da educação que tem sido vítimas de um governo que trata a educação como mercadoria e promove abusos de autoridade, considerando as demissões ex ofício, sem ao mínimo oferecer possibilidade de justificação aos envolvidos.
Para a direção do Sintep/VG, ao não assegurar a ampla defesa, as demissões são imotivadas e fica caracterizada a perseguição, vingança e a busca do atual governo de aparelhar as escolas públicas para atividades alheias as finalidades da educação.
Estendemos o repúdio a DREs de Várzea Grande, que se dispõe a agir como feitores, na mesma forma dos tempos coloniais, em que os escravos eram sumariamente executados, sem nenhuma chance de defesa.
LAMENTAMOS a atuação, ao mesmo tempo que REPUDIAMOS o Governador Mauro Mendes, o Vice-Governador Otaviano Pivetta e o Secretário de Educação Alan Porto por se portarem como agente da selvageria capitalista que se instalou dentro da Seduc/MT e tem tornado um INFERNO a vida dos profissionais da educação nas unidades escolares. Um Governo que gasta horrores monetários com aquisição de tecnologia e convênios, engessa o currículo das escolas com provas uniformizadas que os alunos vêm rejeitando em responder, e na ânsia de justificar os altos gastos, a Seduc vem arrochando as escolas através das DREs para obter resultados.
Quando as políticas públicas em educação são implementadas de forma autoritária, a tragédia se abate sobre os alunos e profissionais da educação. Gente trabalhando doente, muitos em estado de ansiedade, de estresse elevado, depressivos, ausências por afastamentos médicos, é o resultado de políticas insanas na educação. O culpado dessa tragédia, ainda em grau menor é única e exclusiva do Governador Mauro Mendes.
Resta-nos afirmar que qualquer política adotada na educação precisa levar em conta a realidade das escolas, e não os interesses financeiros empresariais do governo de plantão.
Senhor governador, sua arrogância, sua desumanização e suas péssimas inciativas nas políticas educacionais estão levando opressão, doença, dor, desespero a comunidades escolares inteiras. O que é muito triste para nosso querido Mato Grosso!
Várzea Grande, 03 de julho de 2023