Neste final de semana o Sintep-MT realiza o último Encontro por Macrorregiões

A atividade integrará a regional Sul I e Sul II, no município de Juscimeira

Publicado: 23/05/2024 18:20 | Última modificação: 23/05/2024 18:20

Sintep-MT/Edevaldo José
Oficinas instrumentalizam os profissionais da educação das redes municipais para negociar com as prefeituras a aplicação do Piso Salarial Profissional Nacional

Na quinta e última edição em 2024, o II Encontro de Redes Municipais por Macrorregiões realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) estará em Juscimeira (156 km de Cuiabá), sábado e domingo (25 e 26 de maio). Serão 19 municípios integrando as regionais sindicais Sul I e Sul II. O objetivo dos estudos é a formação dos profissionais da educação municipais medidas para instrumentalizar a categoria no cumprimento da lei do Piso Salarial Profissional Nacional (11.738/2008).

Sintep-MT/Francisco alves
Professor Henrique Lopes, secretário das Redes Municipais do Sintep-MT

Conforme esclarece o secretário de Redes Municipais do Sintep-MT, professor Henrique Lopes, os encontros instrumentalizam os trabalhadores da educação. A partir do conhecimento sobre as fontes de receitas do município ficam sabendo sobre a saúde financeira e as possibilidades para a administração avançar na implementação do Piso Nacional Profissional e na luta por melhores condições de trabalho.

Sintep-MT/Edevaldo José
Presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira durante explanação no II Encontro de Redes Municipais, em Tangará da Serra

Ao todo quatro macrorregiões já participaram do encontro que proporcionou domínio sobre as contas da educação na rede municipal e contribuindo com conhecimento para negociações com os gestores. Os locais foram: Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Tangará da Serra.

Para o diretor regional da Oeste I, Ricardo Assis, que participou com nove municípios representando a Baixada Cuiabana, no município de Cáceres, esse encaminhamento do Sintep-MT foi assertivo. Primeiro porque proporcionou a aproximação entre municípios da mesma região geográfica, porém com características diferentes, como é o caso da região pantaneira e da histórica Vila Bela da Santíssima Trindade. “Além da aproximação entre as pessoas, revelou as realidades dos municípios, as diferenças econômicas e culturais e questões salariais e de carreira completamente diversas”, destacou.

Sintep-MT/Edevaldo José
Oficina instrumentaliza os profissionais da educação a conhecerem o orçamento municipal

Também na macrorregião Norte, o encontro realizado em Sinop, resultou em uma pauta coletiva, com debate uma semana depois, promovido pelos diretores das quatro regionais do Sintep-MT que compõem a macrorregião Norte. Foi realizado um Conselho Diretivo com “o objetivo de descentralizar e expandir métodos e práticas para a ampliar a interação entre os dirigentes sindicais e a defesa das pautas da categoria”, informou o dirigente da Nortão III, Vale do Teles Pires, Kleber Solera.

Nesse último Encontro de Macrorregiões não será diferente, com a integração entre os diversos municípios das regionais Sul I e II, que também têm sofrido com o desmonte da carreira, terceirizações e precarização salarial.

A regional anfitriã, Sul II, que integra o município sede do encontro, Juscimeira, com direção da sindicalista Doralice Vieira, acredita que o conteúdo da oficina é fundamental para as negociações com os gestores municipais, que muitas vezes não dão transparência quanto ao orçamento da educação e tampouco apresentam as folhas de pagamento.

Sintep-MT
  • ATUALIZADA (24/05)