MOÇÃO DE PREOCUPAÇÃO DO SINTEP/VG


Retomar aulas com alunos com variante Delta na Pandemia de COVID 19, sem vacinação, é expor toda a família a riscos de morte

Publicado: 03/08/2021 15:23 | Última modificação: 03/08/2021 15:23

Escrito por: Redação/VG

Sintep-MT

Os/as Educadores/as, Funcionários/as, Professoras/es organizados pelo Sintep/MT em Várzea Grande, vem a público manifestar suas preocupações perante esta aula inaugural em função  de determinação das autoridades no retorno presencial dos estudantes para as escolas, justamente no momento em a VARIANTE DELTA – considerada a mais agressiva das variantes do vírus COVID 19 amplia seu quadro de infecção e mortes em nosso estado de Mato Grosso.Tal decisão, constitui uma temeridade ante as notícias veiculadas de que variante Delta não escolhe idade e comorbidade e já ceifa vidas em idade escolar em MT.Chama a atenção que a decisão das autoridades, que deveriam atuar para preservar vidas, tomam decisões do seu espaço remoto de trabalho, mas com suas decisões expõe toda a comunidade escolar que entre educadores já contam com mais 100 mortes em MT.
Não será de estranhar se nos próximos dias ou semanas, agravar em MT o quadro pandêmico, como resultado do afrouxamento das regras de isolamento, como já noticiado esta semana em vários países da Europa. Se na Europa, com melhores condições de enfrentamento da pandemia voltam a aumentar a curva de contaminação, qual não será a tragédia em Mato Grosso quando autoridades não conseguem desempenhar seu papel republicano de exigir de governos as condições necessárias para enfrentamento da pandemia como: testagem em massa, atendimento médico imediato, isolamento e rastreamento de grupos potencialmente infectados, VACINAÇÃO IMEDIATA DE TODA A POPULAÇÃO, dentre outros.
Conclamamos aos profissionais da educação nas escolas que ao menor sinal de infecção no interior das unidades escolares para que suspendam a atividades presenciais e só retornem com segurança sanitária. Diante da ameaça de corte de salário, somos obrigados a retornar para as unidades escolares. No entanto, continuamos nossa luta para que as famílias possam, enquanto durar a pandemia e sem ter testagem e vacinação em massa, pais e mães, avôs e avós não corram riscos ao enviar seus filhos para as unidades.
Pedimos apoio às famílias para cobrar dos governos municipais e estadual  as condições de recuperação da aprendizagem a partir de investimento em ampliação de tempo, tecnologia e pessoal de apoio e não em fechamento de escolas ou repassando suas obrigações no Ensino Fundamental aos municípios, como vem promovendo o Governador Mauro Mendes.
Conclamamos, também, aos pais e mães de alunos que se certifiquem das condições sanitárias das unidades escolares para que seus filhos não corram riscos de serem contaminados.
QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DE CLAUDIA COSTIN PARA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Documento Protocolado