MOÇÃO DE APOIO E DE REPÚDIO


MOÇÃO DE APOIO PROFESSORA JULIANA ANDOZIO E DE REPÚDIO À PERSEGUIÇÃO POLÍTICA SOFRIDA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS - SC.

Publicado: 22/05/2023 18:34 | Última modificação: 22/05/2023 18:34

Escrito por: Sintep-MT

Sintep-MT

Educadores e Educadoras sindicalizados ao Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso – SINTEP/MT reunidos no Conselho de Representante da Entidade Sindical, dias 20 e 21 de maio 2023, manifestam repúdio à perseguição e violência política praticados por autoridades políticas e alguns pais e mães de alunos contra a orientadora educacional, Juliana Andozio, da Escola de Educação Básica Muquém, localizada no Bairro Rio Vermelho, Florianópolis - SC.

A Educadora é especialista em gênero e diversidade na escola, encerra a luta em defesa das minorias, por inclusão na escola pública, igualdade de oportunidade, acessibilidade e combatendo todo tipo de violência dentro do ambiente escolar, motivos que a levou-a a sofrer um procedimento administrativo e mesmo com acusações sem provas foi punida e ficou afastada de suas atividades.

Um dia antes do retorno da orientadora educacional às suas funções, o Comitê de Defesa da EEB de Muquém, composto por entidades sindicais, populares e da área da educação, organizou uma panfletagem contra a violência nas escolas, pelo direito à liberdade de cátedra e pela volta da educadora em frente ao colégio, no bairro Rio Vermelho.

Em represália, o vereador bolsonarista João Paulo Ferreira (União Brasil), mobilizou pessoas num grupo WhatsApp, para ir para a porta da escola confrontar entidades que estavam em panfletagem. Também, esse vereador instigou pessoas que foram para porta da escola e gritaram ofensas contra Orientadora Educacional Juliana Andozio, arremessaram ovos e gritaram expressões como “safada e vagabunda”, além de frases carregadas de “misoginia e preconceito” o como “vão lavar uma louça” ou “mama na teta do governo” para o outro grupo de representantes dos movimentos sociais, composto maiormente por mulheres.

Indignados com esses fatos e na luta pela liberdade de cátedra, NÓS, reunidos no presente Conselho de Representante, repudiamos o ocorrido e prestamos nossa solidariedade a educadora Juliana Andozio.
Exigimos que Juliana Andozio volte a trabalhar, livremente, e com segurança, bem como o imediato arquivamento do procedimento administrativo instaurado!

Cuiabá, 22 de maio de 2023.
Sintep-MT, Livre, Democrático e de Luta