Ministro do STF confirma que Dilma não foi afastada por pedalada fiscal ou corrupção


Ministro do STF Luis Roberto Barroso afirma que ex-presidente Dilma Rousseff foi afastada por questões políticas e que nenhum crime foi comprovado contra ela

Publicado: 06/07/2021 11:01 | Última modificação: 06/07/2021 11:01

Escrito por: Redação/Carta Capital

NELSON JR - SCO/ STF
Barroso: "Não há dúvida de que Dilma não foi afastada por crime de responsabilidade ou corrupção."

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, reforçou que o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, se deu por razões unicamente políticas. A declaração foi dada, nesta segunda-feira (6), durante o Simpósio Interdisciplinar sobre o Sistema Político Brasileiro, em que defendeu a adoção de um sistema ‘semi-presidencialista’ para o País a partir de 2026,
“Creio que não deve haver dúvida razoável de que ela não foi afastada por crimes de responsabilidade [pedalada fiscal] ou corrupção, mas sim foi afastada por perda de sustentação política. Até porque afastá-la por corrupção depois do que se seguiu seria uma ironia da história “, afirmou Barroso.
Segundo o ministro do STF, no sistema ‘semi-presidencialista’ o presidente conduziria as relações internacionais, nomearia os embaixadores, seria o comandante-em-chefe das Forças Armadas, indicaria os ministros de tribunais superiores e apontaria o primeiro-ministro.
“Porém, este primeiro-ministro depende de aprovação pelo Congresso Nacional. E será o primeiro-ministro quem desempenhará o papel de chefe de governo e conduzirá o varejo político da vida de um país”, explicou.
Fonte: Carta Capital