MEC prorroga até dia 02 de fevereiro pesquisa com funcionários de escolas
Objetivo é elaborar uma nova oferta de cursos de qualificação voltados para as reais necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras da educação básica
Publicado: 16/01/2024 12:10 | Última modificação: 16/01/2024 12:10
Escrito por: Redação/Sintep-MT/Com informações da Agencia Brasil
> AINDA NÃO RESPONDEU AO QUESTIONÁRIO? CLIQUE AQUI! É RAPIDINHO!
O MEC prorrogou para o dia 02/02/2024 o prazo final para que os funcionários e funcionárias das escolas de educação básica de todo o país respondam ao formulário do GT (Grupo de Trabalho) Profuncionário, com o objetivo de ter um retrato atualizado destes profissionais que atuam nas unidades de educação básica do Brasil inteiro.
É com base no cruzamento de dados coletados por este formulário que o GT vai formular uma proposta de retomada e contextualização do Programa Profuncionário, com o objetivo de promover a qualificação de trabalhadores ativos que demandam formação em cursos técnicos de nível técnico. E com isso implementar os cursos de formação ainda neste ano de 2024.
Aproximadamente 2 milhões de funcionários integram atualmente a força de trabalho das escolas em todo o país, conforme levantamento do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Há, porém a necessidade a aprofundar as informações sobre o grau de escolaridade, idade e os postos de trabalho onde eles/elas se encontram e assim, entender suas demandas por formação e qualificação.
> CLIQUE AQUI PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO.
“Isso traz um prejuízo, pois sem essas informações não conseguimos traçar diretrizes para uma implantação sólida da política de formação para esses profissionais", relata a secretária de Assuntos Educacionais da CNTE e também integrante do GT, Guelda Andrade, por isso a participação dos funcionários e funcionárias das escolas na pesquisa é fundamental.
“É de fundamental importância para nós sabermos a demanda de formação dos estados e dos municípios desses trabalhadores e termos um panorama do país inteiro. Mas para isso, é preciso que essa pesquisa chegue, de fato, na mão de todos/as os funcionários/as das escolas”, enfatiza Guelda Andrade.
A coleta do questionário prossegue até o dia 2 de fevereiro. Enquanto isso o GT Profuncionário, em conjunto com a Setec – Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e o Instituto Federal de Brasília discutem a atualização dos módulos de formação profissional e a inclusão de novos materiais abordando questões atuais do dia a dia das escolas, como o combate à violência, ao bullyng e o respeito à diversidade nas comunidades escolares.