Mato Grosso encerra etapa estadual da Conaee com eleição de delegados e delegadas para a nacional

Sintep-MT elege delegados e suplentes para participar do debate nacional da Educação dos próximos dez anos

Publicado: 02/12/2023 12:20 | Última modificação: 02/12/2023 12:20

Plenária da Conae no Centro de Eventos do Pantanal

Os dois dias de debates (30/11 e 1/12) que formaram o documento de Mato Grosso para a Conaee-2024 (Conferência Nacional de Educação Extraordinária) foram considerados insuficientes para aprofundar os desafios da educação em todos os segmentos e modalidades de ensino. A avaliação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), contudo, destacou o comprometimento coletivo dos participantes, que conseguiram mesmo diante dos desafios, fazer os apontamentos de Mato Grosso para a Conferência Nacional em janeiro de 2024.

A plenária final, realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, elegeu um total de 39 delegados por MT, da Educação Básica Pública e Privada; Ensino Superior Público e Privado, Ensino Técnico e Tecnológico; estudantes, pais e responsáveis e conselhos de educação (indígena, Fundeb, municipais e estadual).

Sintep-MT/Edevaldo José
Delegados da base do Sintep-MT que estarão na Conaee 2024, em Brasilia-DF, no mês de janeiro

A plenária final votou, ainda, cinco moções de repúdio, entre elas uma contra o secretário de Estado de Educação, Alan Resende Porto, e a sua representante no Fórum Estadual de Educação, Mozara Zasso Spencer. As moções elencaram repúdio ao desmonte da educação pública pelo governo de Mato Grosso, com fim da Gestão Democrática, perseguição aos professores, escolas cívico-militares, privatização de processos educacionais.

Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT, parabenizou a dedicação e empenho dos 420 delegados e delegadas que participaram da plenária final, bem como todos os que participaram dos debates, em todas as etapas que antecederam a etapa estadual. Além do comprometimento do Fórum Estadual de Educação, que superou a falta de empenho por parte do governo de Mato Grosso, para a realização do evento.

Para o presidente foi um trabalho riquíssimo realizado nos dois dias da etapa estadual. Valdeir não se furtou a críticas acirradas à ausência institucional da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

“É lamentável que membros da equipe de governo e o próprio secretário de educação, ignorem esse que um debate significativo da Educação brasileira, responsável pela formulação das políticas nacionais de educação e o Plano Nacional de Educação.
As críticas foram reforçadas pela abertura conturbada dos trabalhos, dia 30, quando a ação nada democrática do cerimonial do governo, cerceou o direito de fala dos movimentos sociais e sindicais, sendo inclusive mote de uma das moções de repúdio aprovada.

Sintep-MT/Edevaldo José

A representante do Sintep-MT no Fórum Estadual de Educação, Maria Luiza Zanirato, ressalta que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, como a falta de orçamento para realizar o evento, e do curto espaço de tempo para sistematizar os encaminhamentos feitos nas etapas anteriores, foi consolidado um excelente trabalho.

“A etapa estadual concluiu os trabalhos, fez as contribuições ao documento base, com os apontamentos da educação de Mato Grosso. Agora, os delegados eleitos levarão para a Conaee, que, com os debates das propostas dos demais estados, elaboram o texto final, que passa pelo Congresso, finalizando o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034)”, concluiu.

Veja mais fotos na página do Sintep-MT no Facebook.