Manifesto do Sintep/MT repudia ação antidemocrática em Sinop/MT
O ódio manifestado em uma Nota de Repúdio trouxe as claras a apologias antidemocráticas, ferindo as liberdades individuais
Publicado: 24/06/2021 17:00 | Última modificação: 24/06/2021 17:00
Escrito por: Sintep/MT
Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) vê com grande preocupação e temor a escalada de ameaças à livre expressão da sociedade ao denunciar o aumento da pobreza e da política econômica recessiva do governo federal, em nosso país.
Na cidade de Sinop-MT (505 km ao norte da capital) manifestações de vandalismo destruíram outdoors espalhados no município. A princípio chamou a atenção pública, o ataque ao material de conteúdo antigoverno Bolsonaro. Contudo a ação se revelou um ato fascista, com ameaças às pessoas de opiniões diferentes.
O ódio manifestado em uma Nota de Repúdio trouxe as claras a apologias antidemocráticas, ferindo as liberdades individuais de manifestação, o livre pensar e também a liberdade econômica.
A Nota omite a autoria do ato, pois foi publicizada sem identificação dos manifestantes, numa prática semelhante a atos de organizações fundamentalista e a históricos movimentos extremistas. O modo pelo qual confrontaram a tal publicidade antigoverno Bolsonaro, extrapola os limites do previsto na constituição.
A Nota de Repúdio faz ameaças a empresa que produziu o material e, individualmente, nominalmente a pessoas que são de posições políticas contrárias ao governo federal. Os termos usados na Nota revelam pensamentos e atos que resvalam o totalitarismo que julga, condena e execra quem se expõe em formar e externar um pensamento crítico frente ao atual estado de barbárie que se implanta no país, situação de desalento da maioria da população (Vide números da SARS-COVUD 19).
Neste sentido, é inaceitável que empresas e pessoas que exercem sua liberdade de expressão e participação na vida do país venham ser brutalmente atacadas.
Hipotecamos, assim, nosso apoio e solidariedade à professora e vereadora Graciele Marques e demais companheiros, pela determinação de fazer o enfrentamento em uma região dominada pelo ódio às minorias, a igualdade de direitos, a distribuição digna de renda. Parabenizamos a ela e aos demais, que dão vez e voz para grande parte da população, que está sendo desrespeitada por uma política de descaso e destrato, deixando cada dia mais desempregados ou subempregados, pais e mães de famílias.
Também manifestamos nosso apoio ao grupo empresarial Grafpel, que foi contratado para a divulgação nos outdoors, o que numa sociedade republicana tem todo o direito de prestar esse serviço.
Alertamos às autoridades para os riscos de agressões que as pessoas envolvidas estão sofrendo e que vão necessitar da proteção das forças de segurança.
É preciso reafirmar os princípios constitucionais que afirmam ser o Brasil um país fundado e estabelecido na Democracia.
CONTRA TODO TIPO DE AUTORITARISMO!
Sintep-MT – Livre, democrático e de Luta!