Manifestação lembra da fome e miséria da população nos 200 anos da Independência


Movimentos sociais realizam ato em frente à igreja do Rosário e São Benedito, em Cuiabá

Publicado: 07/09/2022 14:48 | Última modificação: 07/09/2022 14:48

Escrito por: Sintep-MT

Sintep-MT
Concentração na Igreja do Rosário e São Benedito, em Cuiabá

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) integrou o 28º Grito dos Excluídos e Excluídas, tradicionalmente realizado em 7 de setembro. Em 2022 a manifestação popular traz como lema “Brasil: 200 anos de (In)dependência. Para quem?”.

O ato, na capital mato-grossense, ocorreu no período da manhã, em frente à igreja do Rosário e São Benedito, área central de Cuiabá. Em seguida os participantes seguiram em passeata até a praça Ipiranga, passando pela praça da República, no coração da cidade.

JSintep-MT/oão Custódio
Dirigentes do Sintep-MT participam da mobilização do Grito dos Excluídos 

A vice-presidente do Sintep-MT, Leliane Cristina Borges, e o presidente, Valdeir Pereira, participaram da mobilização junto com demais dirigentes e representantes da educação e de movimentos sociais, Movimento dos Sem Terra (MST), e de minorias. “Sair nas ruas hoje para defender direitos é um ato de coragem. As ameaças à vida que estamos vivenciando deixam muitas pessoas temerosas. Mas somos aguerridos e exigimos comida, educação e saúde para todos, todas e todes”, destacou a dirigente.  

O Grito dos Excluídos ocorre desde 1995. Este ano reafirma a defesa da “Vida em primeiro lugar”, com objetivo de promover a reflexão sobre o empobrecimento da população, o aumento da miséria, a perda de direitos sociais e coletivos. Coloca em foco a contraditória comemoração da independência do Brasil, o celeiro de riquezas para o mundo, e onde grande parte da população enfrenta a fila da fome; sofre com o racismo, não tem direito à terra, saúde, educação e moradia.  

Veja mais fotos no facebook do Sintep-MT