Luta pela Igualdade e combate à violência marcam 1º dia de comemoração


Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras da Internacional da Educação (RED) para a América Latina debate igualdade de gênero e de classe e o fim de qualquer tipo de violência no local de trabalho e na vida.

Publicado: 19/09/2022 11:00 | Última modificação: 19/09/2022 11:00

Escrito por: CNTE

Jordana Mercado

No primeiro dia de celebração do Centenário de Paulo Freire, na manhã deste sábado (17), em Recife, trabalhadores/as da educação de todo país e do mundo se reuniram para falar da política na perspectiva feminista na América Latina. Os assuntos que marcaram o Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras da Internacional da Educação (RED) para a América Latina foram igualdade de gênero e de classe e o fim de qualquer tipo de violência no local de trabalho e na vida.

Com o plenário lotado e todo lilás, trabalhadores/as da educação lembraram os mais de dois anos da pandemia, que os/as mantiveram distantes, e da importância do reencontro para fortalecer a luta e a organização das mulheres. Antes ainda de começar, os/as participantes do encontro da RED homenagearam as vidas perdidas pela Covid-19. Todos/as escreveram, em pequenos papéis, os nomes dos entes e amigos vítimas da doença no país.

Jordana Mercado
Homenagem


“Somos sobreviventes desta crise sanitária mundial e também de diversos governos neoliberais e tudo isso nos permitiu estar aqui, com compromisso de luta de classe e feminista para seguirmos defendendo a vida e a educação e políticas públicas em abundância. Estamos celebrando a vida, conjugando o verbo esperançar de Paulo Freire e reafirmando o compromisso com um novo amanhã que há por vir”, afirma a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e vice-presidente da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Fátima Silva.

Jordana Mercado
Fátima Silva

Esta esperança por dias melhores foi demonstrada em vários momentos do encontro. A doutora em Ciência Sociais, militante da Marcha Mundial das Mulheres e ex-secretária de Políticas Públicas para mulheres do governo Dilma Rousseff, Tatau Godinho começou sua exposição lembrando que a educação de Paulo Freire é justamente o esperançar.

Ela ressaltou que se o patrono da educação tivesse vivo falaria para não perder a coragem e a esperança na luta pela educação pública, a igualdade e pelo fim da violência. Para ela, educar é fundamental para um mundo sem preconceitos, para reconhecer que a especificidade de cada um de nós é uma riqueza social e perceber que a humanidade de cada uma delas não passa pela cor da pele, orientação sexual, pelo gênero ou sexo.

“Educar é esperançar e a esperança mobiliza e transforma a nossa visão de mundo. A luta exige energia e ela é dada pelo trabalho coletivo e o acreditar num ideal de futuro e por isso é muito importante este encontro latino-americano e feminista como mulheres que lutam contra o racismo e todas as formas de discriminação com palavras nas ruas, nas roças e em todos os lugares que passamos, principalmente na escola, um lugar de mudança de mundo”, destacou Tatau.

Jordana Mercado
Tatau Godfnho

 

Esta esperança por dias melhores foi demonstrada em vários momentos do encontro. A doutora em Ciência Sociais, militante da Marcha Mundial das Mulheres e ex-secretária de Políticas Públicas para mulheres do governo Dilma Rousseff, Tatau Godinho começou sua exposição lembrando que a educação de Paulo Freire é justamente o esperançar.

 

Na parte da tarde, as trabalhadoras e os trabalhadores da educação falaram sobre os problemas de mulheres, alunos/as e docentes na pandemia e destacaram a importância das políticas de gênero nos sindicatos. A RED continua neste domingo (18) com uma homenagem às mulheres presidentas de organizações Sindicais da Educação e a exposição “A voz das educadoras Latino-americana na perspectiva feminista”.

>> Veja a nova programação da Celebração do Centenário de Paulo Freire

A atividade foi finalizada com a apresentação da canção da Campanha da Convenção 190 da OIT feita pela Y Somos Todas.

Convenção 190 e recomendação 206 da OIT

A Convenção 190 e a Recomendação 206 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tratam de ações para o enfrentamento da violência e assédio no mundo do trabalho, também foram temas de debate da RED, que tem uma campanha para a ratificação da medida internacional.

A IEAL lançou no ano passado uma campanha sobre a Convenção 190, que tem como objetivo alcançar governos, organizações de empregadores e trabalhadores, sociedade civil e empresas do setor privado, bem como formuladores de políticas, empresas e parceiros para combater a violência e assédio no mundo do trabalho.

“Temos trabalhado muito na Internacional da Educação para a aprovação do artigo da Convenção 190 da OIT, que tem sido uma tarefa da Rede Internacional de Mulheres a nível mundial. Em cada um dos países de toda a América Latina e dos sindicatos de educação, temos realizado atividades que reforçam o reconhecimento da Convenção. O objetivo é fixar estratégias de luta, formação e capacitação sindical pelo fim da violência contra mulher no trabalho e na vida”, afirmou a secretária-geral da Confederação de Trabalhadores de Educação da República Argentina (CTERA Argentina) e integrante do Comitê Executivo da Internacional da Educação, Sonia Alesso.

Jordana Mercado
Sonia Alesso

Mulheres da Argentina, Chile, Uruguai e Peru, países que já ratificaram a Convenção 190 falaram para as mais de 300 pessoas que participaram do encontro da RED, neste primeiro dia, sobre como foram os processos desta conquista e também dos desafios. Além disso, elas destacam a importância dos governos e sindicatos para o avanço desta medida.

A diretora da Federação Uruguaya de Magistério Trabalhadores de Educação Primária (FUM-TEP, Uruguay), Elba Pereira, contou que o país foi o primeiro a ratificar a convenção 190, mas que não foi suficiente. Segundo ela, os últimos anos foram marcados por um governo de direita que não está preocupado com os direitos das mulheres, o que torna a implementação da convenção ainda mais dificil.

“A luta interna que temos e levamos adiante nos diferentes espaços sempre precisará ser feita e como diz Paulo Freire o esperançar não pode acabar e este encontro mostra com tanta força que existe esta esperança e ela está em nós mulheres, que temos responsabilidade com o trabalho livre da violência num mundo desigual e discriminatório”, ressalta.

Para a diretora da Federação Nacional de Professores de Educação Secundária do Uruguai (FeNaPES, Uruguay), Leticia Tellechea, se o governo, de extrema direita de Luis Alberto Aparicio Alejandro Lacalle Pou, atrasa os avanços da legislação, o movimento sindical precisa atuar. Ela cita um caso de um diretor de escola que assediava uma aluna e que uma comissão de mulheres no sindicato conseguiu tirar o assediador da escola.

“Não queremos colegas assediadores e por isso estabelecemos mecanismos, como apoio jurídico e psicológico, junto a uma comissão de gênero para poder combater o assédio nos locais de trabalho em cada filial. E foi isso que nos ajudou a tirar o diretor do cargo. Ocupamos a escola , começamos articular com as autoridades e conseguimos tirar ele da direção da escola. E isso nos provou que estamos à altura de toda a nossa história de mulheres lutadoras e trabalhadoras”, afirmou.

O Brasil ainda não ratificou a Convenção 190. Para que isso ocorra, é necessário que o Executivo envie a proposta para o Congresso Nacional, o que ainda não foi feito.

“Com a atual pandemia e suas consequências econômicas, é ainda mais urgente lutar pelo fim da violência contra as mulheres, que aumentou de forma exponencial. A gente sabe da importância de ter um governo progressista para avançar nesta medida, mas os sindicatos devem continuar seus esforços para ratificar a Convenção 190 em seus países porque são eles que fizeram e fazem a diferença”, finalizou Fátima.

>> Veja mais fotos no álbum da página da CNTE no Facebook