Luta da comunidade escolar tem vitória com a manutenção do EM noturno na EE Assembleia de Deus
A decisão representa não apenas a continuidade do ensino noturno, mas também o acesso à educação para a comunidade local
Publicado: 14/11/2023 16:03 | Última modificação: 14/11/2023 16:03
Escrito por: Roseli Riechelmann
A comunidade escolar da Escola Estadual Assembleia de Deus, em Barra do Bugres, venceu o enfrentamento pela manutenção da oferta do 1º ano do Ensino Médio noturno, na unidade. A decisão foi anunciada ontem (13/11), durante reunião com participação da Diretoria Regional de Ensino (DRE), gestão escolar, profissionais e estudantes.
Após intensa mobilização da comunidade escolar, envolvendo Ministério Público, Procuradoria Geral, pais e responsáveis, a subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município. Além de destacar a busca por reforços dos deputados estaduais, Lúdio Cabral e Valdir Barranco, bem como, a atuação do professor e vereador Lennon Corezomaé, somada ao apoio jurídico do escritório de advocacia, finalmente a proposta foi revogada.
Para os profissionais da educação da escola, a decisão representa não apenas a continuidade do ensino noturno, mas também o acesso à educação para a comunidade local nas proximidades de suas residências, conforme garante o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em manifesto emitido pela comunidade escolar, destaca-se que o resultado positivo se deve a união de esforços e a contribuição da sociedade civil em se mobilizar quando seus direitos fundamentais estão ameaçados.
Neste contexto, a professora Kássia Paula de Oliveira ressalta que, a vitória da comunidade escolar de Barra do Bugres é uma conquista para todos os envolvidos. “A decisão de manter o Ensino Médio Noturno na Escola Estadual Assembleia de Deus não apenas garante o acesso à educação, mas também oferece oportunidades para que os estudantes alcancem seus sonhos, sejam eles na esfera acadêmica, profissional ou cívica”, afirmou.
Para o presidente da subsede do Sintep/Barra do Bugres, professor João Bosco, a mobilização na EE Assembleia de Deus, serve como exemplo para que as demais escolas estaduais e municipais que estão sendo prejudicadas pelas ações arbitrárias do governo Mauro Mendes, com a política nefasta de Redimensionamento, reajam e façam a resistência naquilo que é direito e interesse da população.(com informações da comunidade escolar)