Live da CUT-MT tratará sobre o trabalho cultural, Vale Cultura e Lei Paulo Gustavo


A regulamentação dos trabalhadores da cultura, o programa Vale Cultura e a Lei Paulo Gustavo são importantes avanços conquistados no apoio à cultura no Brasil.

Publicado: 01/06/2023 11:24 | Última modificação: 01/06/2023 11:24

Escrito por: Redação/CUT-MT

Reprodução

Na próxima terça-feira, dia 06 de junho, a Secretaria de Cultura da  Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) realizará uma live com o objetivo de discutir a regulamentação dos trabalhadores da Cultura, a Lei Paulo Gustavo, Vale Cultura. O evento terá início às 19h e será transmitido pela plataforma Zoom, além de contar com transmissão simultânea pelo YouTube e Facebook da CUT-MT.

A live intitulada "Regulamentação dos Trabalhadores da Cultura, Vale Cultura e Lei Paulo Gustavo", reunirá especialistas e representantes do setor para debater questões fundamentais para o desenvolvimento e valorização da cultura no estado de Mato Grosso.

A secretária de Cultura da CUT-MT, Antônia Aparecida Oliveira, destaca que o objetivo será proporcionar informações sobre os direitos para o segmento, representados por associações, coletivos e cada um e cada uma que desenvolva o trabalho artístico. “Buscamos proporcionar informações necessárias para a valorização, negada a esses trabalhadores e trabalhadoras durante a gestão Bolsonaro, e que agora, com o governo progressista torna possível a implementação e o incentivo às políticas culturais”, destacou.

Reprodução
Artistas, militantes e representantes culturais debaterão sobre as políticas o segmento

A live contará com a participação de Deryk Santana, membro da diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura do Ministério da Cultura (Minc). Com a assessora de Políticas Culturais na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Bruna Barbosa, e com o músico, arte educador e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura-MT, DJ Taba.

Os convidados tratarão sobre os temas propostos e sobre ações afirmativas nas Políticas Culturais. A Lei Paulo Gustavo, por exemplo, tema de grande repercussão, será uma das abordagens da assessora da Secretaria de Cultura de Cuiabá, Bruna Barbosa. Na oportunidade destacou as mudanças na forma de acesso aos recursos. A Lei, conforme Bruna, “permite a democratização do acesso e o impulso às produções de cada um dos municípios brasileiros”, destaca.

Outro fato destacado é o Vale Cultura, um programa criado com o objetivo de estimular o acesso à cultura pelos trabalhadores brasileiros. Possibilitando que os trabalhadores recebam um benefício mensal para ser utilizado na aquisição de bens e serviços culturais, como ingressos para espetáculos, livros, CDs, DVDs, entre outros. “Uma proposta que contribui não apenas para a promoção da cultura, mas também para o fortalecimento do mercado cultural e o desenvolvimento econômico do setor”, ressalta a secretária de Cultura da CUT-MT, Antônia Oliveira.

A CUT-MT convida todos os interessados no tema para participar da live, que promete esclarecer dúvidas, trazer reflexões e contribuir para a construção de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento cultural em Mato Grosso.

CUT-MT