Justiça concede adicional de periculosidade de 30% para vigias escolares

Após anos de luta, Sintep/Várzea Grande assegura que vigias sindicalizados, da rede municipal, recebam o adicional

Publicado: 02/03/2023 10:47 | Última modificação: 02/03/2023 10:47

A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Várzea Grande, comemora a vitória na ação coletiva pelo pagamento de 30% do adicional de periculosidade para o Apoio Administrativos Escolar, função vigia, das escolas municipais. A ação impetrada pela assessoria jurídica da subsede, advogado Bruno Boaventura, teve decisão favorável pelo pagamento, com retroativo desde 2018.

Presidente da subsede do Sintep-MT, em Vázea Grande. Juscelino Moura

Segundo divulgado no último dia 23 de fevereiro, pelo presidente da subsede do Sintep/Várzea Grande, Juscelino Moura, a conquista ocorreu após tempos de espera. “É importante destacar que a vitória será para todos os filiados da subsede, não apenas para aqueles que ingressaram na ação”, esclarece.

O secretário de funcionários do Sintep-MT, Klebis Marciano, destaca que a vitória dos vigias de Várzea Grande é muito animadora. “Essa é uma luta que esses funcionários enfrentam há muito tempo para ter garantida”, ressalta.

Sintep/MT
Secretário de Funcionário do Sintep-MT, Klebis Marciano, na luta para conquistar o direito à periculosidade e insalubridade nas escolas estaduais

Para Klebis Marciano, a conquista dos vigias da educação é muito positiva. O cenário de tantas perdas na carreira, em especial na rede estadual, em que a política do governador Mauro Mendes é a precarização do segmento. “Esse é um benefício que já era deles e que, apesar de ser uma vitória pontual, da subsede de Várzea Grande, estamos na luta para estender a reivindicação também para a rede estadual”, afirma.

Segundo o dirigente estadual, o último Conselho de Representantes do Sintep-MT realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro, deliberou por fazer o enfrentamento também na rede estadual para o direito à periculosidade, no caso dos vigias, e insalubridade para as funcionárias do Apoio Administrativo Educacional/limpeza e AAE/nutrição. “É muito gratificante saber que o Sintep-MT faz a diferença na garantia de direitos da categoria. Parabéns à subsede de Várzea Grande”, concluiu.